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Título: Territórios Quilombolas no Ceará: dimensões sociológicas e educativas
Autor(es): Silva, David da
Palavras-chave: Territorialidade quilombola
Povos tradicionais
Negros no Ceará
Educação escolar quilombola
Data do documento: 15-Ago-2019
Citação: SILVA, D. (2019)
Resumo: O estudo investiga os territórios quilombolas no Ceará que estão passando pelo processo de certificação, demarcação e titulação tendo em vista o reconhecimento de sua existência por todo o país. Políticas que nos levam a problematizar a situação da população negra na região, produzindo-se conhecimentos sobre os caminhos traçados pelas comunidades quilombolas e suas relações com a sociedade hegemônica, a educação, a cultura e o desafio em suas afirmações como comunidades e povos tradicionais. Pretende-se ampliar as formas como a vida quilombola se articula na defesa de seu território, modos de vida como subsídio às políticas públicas voltadas para esta população, em especial a educação quilombola. Para tanto, para alcançar este conhecimento metodologicamente utilizaremos da pesquisa participante e da história oral para captar as dinâmicas utilizadas por estes sujeitos, através da utilização do registro audiovisual de suas participações dentro e fora das comunidades. O quadro teórico utiliza-se de bases sociológicas e antropológicas como Castells, Leite, Gohn, Nascimento e Munanga que situam o desafio da identidade quilombola. Esperamos construir conhecimentos, que contribuam em dar visibilidade a população negra nesta região, subsidiando a universidade e a sociedade abrangente com o reconhecimento das comunidades quilombolas cearenses, suas histórias, memórias, formas de agir e pensar sobre as relações raciais dentro da Educação brasileira.
Descrição: SILVA, David da. Territórios Quilombolas no Ceará: dimensões sociológicas e educativas. 2019, 19f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6071
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