Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6074
Título: As perspectivas e o ingresso dos alunos de ensino médio de escola pública no ensino superior
Autor(es): Silva, Maria Eduarda Freitas
Palavras-chave: Ensino médio
Escola pública
Ensino superior
Data do documento: 28-Ago-2019
Citação: SILVA, M. E. F. (2019)
Resumo: Esse trabalho pretende discutir a forma como os alunos de uma escola pública de ensino médio no interior do Estado têm pensado e vislumbrado as possibilidades de ingresso no ensino superior público, analisando as trajetórias dos alunos que estão cursando o 3o ano, período final dessa etapa de ensino, com a finalidade de compreender como tem sido a preparação, o incentivo e as prerrogativas que fazem com que estes alunos entendam o ensino superior como uma possibilidade de futuro. Ainda, analisamos as trajetórias dos alunos egressos que estão nas instituições públicas de ensino superior (Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (Unilab) e o Instituto Federal do Ceará (IFCE)). O processo metodológico da pesquisa consiste em uma abordagem qualitativa. O principal instrumento adotado é a entrevista narrativa (EM) com estudantes concludentes e egressos da escola Almir Pinto. A análise dos dados coletados durante a pesquisa foi feita a luz das teorias sobre trajetórias juvenis no ensino médio de autores como Juarez Dayrell (2007), sucesso escolar tratada por Bernard Lahire (1997), e as teorias que envolvem o contexto educacional das classes populares, discutidas por Pierre Bourdieu (1975) e Paulo Freire (2013). Os estudantes, apesar das dificuldades encontradas em todo percurso de sua vida estudantil nutrem o desejo de prolonga-la ingressando em uma universidade, impulsionados pelo gosto pelo estudo e pela esperança da melhoria da qualidade de vida, sendo esse o aspecto de maior repetição nas falas dos entrevistados. Aqueles que já estão na universidade são reflexo mais nítido disso, e o sucesso deles também inspiram os que ainda estão na escola.
Descrição: SILVA, Maria Eduarda Freitas. As perspectivas e o ingresso dos alunos de ensino médio de escola pública no ensino superior. 2019, 28f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2019.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6074
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Maria Eduarda Freitas Silva.pdf2019_art_mariasilva.pdf497,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.