Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6094
Título: Estudantes dos PALOP na Unilab - Ceará/Brasil e os desafios da “integração internacional”
Autor(es): Bassem, Umaro
Palavras-chave: Cooperação internacional
Estudantes dos PALOP no Brasil
Construção de diferenças
Discriminação racial
Data do documento: 3-Fev-2020
Citação: BASSAM, U. (2020)
Resumo: O artigo propõe refletir sobre os deslocamentos internacionais de estudantes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) para o Brasil por meio de uma revisão bibliográfica sobre o tema, dialogando com os dados de uma pesquisa de observação participante realizada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Aborda as especificidades da Unilab em comparação com o Programa de Estudante Convênio de Graduação (PEC-G). Analisa as motivações, expectativas e imaginários dos estudantes em relação ao Brasil e à formação superior antes da saída do país de origem, e o processo de adaptação e permanência após a chegada ao país de destino, observando os desafios da “integração internacional” proposto pela universidade diante da discriminação racial vivenciada pelos estudantes.
Descrição: BASSAM, Umaro. Estudantes dos PALOP na Unilab - Ceará/Brasil e os desafios da “integração internacional”. 2020, 24f. TCC - Curso de Sociologia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6094
Aparece nas coleções:Artigo - Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Umaro Bassem.pdf2020_art_umarobassem.pdf405,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.