Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6114
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Estêvão, Maria Wélida Eufrásio | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-12T16:03:17Z | - |
dc.date.available | 2024-12-12T16:03:17Z | - |
dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
dc.identifier.citation | ESTEVÃO, M. W. E. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6114 | - |
dc.description | ESTEVÃO, Maria Wélida Eufrásio. Implementação da Observação de Aves como Ferramenta Didática para a Promoção Da Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental no Município de Aratuba, Ceará. 2024, 110f. Monografia - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Observação de Aves é uma atividade que oferece um meio prático para sensibilizar estudantes sobre questões ambientais. No contexto escolar, ela contribui para o desenvolvimento de uma consciência ecológica e a compreensão acerca da biodiversidade, integrando aprendizado e vivências naturais que estimulam a responsabilidade ambiental. Diante do exposto, o presente trabalho analisou como a prática de Observação de Aves pode contribuir para promover a Educação Ambiental nos anos finais do Ensino Fundamental além de trazer uma reflexão sobre a importância dessas atividades para a conservação da biodiversidade. Os dados foram elaborados por meio da análise de questionários aplicados para estudantes e professores antes e após a utilização da cartilha “Manual de Observação de Aves” e após a execução das atividades práticas de Observação de Aves. Os dados foram analisados por meio de uma pesquisa qualitativa. A análise dos dados indicou que a Observação de Aves pode ser utilizada como instrumento de Educação Ambiental tendo em vista seu caráter interdisciplinar capaz de associar diferentes disciplinas e áreas do conhecimento, se constituindo como uma ferramenta promissora para o desenvolvimento de projetos voltados para a Educação Ambiental nas escolas. Esses projetos servem como subsídio para serem trabalhadas ações que promovam a consciência ambiental sobre os impactos negativos das atividades humanas sobre as espécies silvestres e, sobretudo, os impactos para a avifauna. Além disso, foi possível identificar a potencialidade da utilização da cartilha “Manual de Observação de Aves” em sala | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Observação de Aves | pt_BR |
dc.subject | Ensino Investigativo | pt_BR |
dc.subject | Práticas Didáticas | pt_BR |
dc.subject | Conservação da Biodiversidade | pt_BR |
dc.title | Implementação da Observação de Aves como Ferramenta Didática para a Promoção Da Educação Ambiental em Escolas de Ensino Fundamental no Município de Aratuba, Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA WÉLIDA EUFRÁSIO ESTÊVÃO.pdf | 2024_mono_mestevão.pdf | 6,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.