Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6116
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pires, Juliano Moreira de Holanda | - |
dc.date.accessioned | 2024-12-19T14:14:46Z | - |
dc.date.available | 2024-12-19T14:14:46Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-19 | - |
dc.identifier.citation | PIRES, J. M. H. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6116 | - |
dc.description | PIRES, Juliano Moreira de Holanda. Elaboração de um guia teórico-prático como ferramenta auxiliadora no ensino de Zoologia de Cordados. 2024, 88f. Monografia - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de ciências nas escolas tem sido resumido a memorização de conceitos prontos, indo em oposição a ideia de que a biologia deve usufruir de materiais que aliem a teoria e a prática para que haja um aprendizado significativo. Em Zoologia, o “ensino bancário” é ainda mais evidenciado com didáticas que se apoiam na simples memorização de nomes complicados, sem o uso de ferramentas mediadoras como experimentos e modelos pedagógicos. Nesse sentido, as aulas práticas, bem como o uso de guias didáticos mostram- se fundamentais para que o estudante consiga relacionar o que é visto em teoria e o que é palpável. Disto isto, buscou-se elaborar um guia teórico-prático para estimular a participação dos estudantes nas aulas práticas, a partir de uma orientação facilitada. Para a construção do material foram utilizados sites científicos, livros de Zoologia e o programa de design Canva. Ao todo foram produzidas 67 páginas que englobam teoria, prática e recomendações complementares de leitura e vídeo, sendo estruturado em uma sequência lógica dos grupos taxonômicos, de modo a fazer sentido para os estudantes, facilitando a compreensão dos temas. Diante do exposto, conclui-se que a elaboração de guias zoológicos é necessária e pode trazer muitos benefícios para os estudantes, uma vez que pode suprir a escassez desse tipo de material nas escolas, proporcionando um entendimento sobre os animais que fazem parte do cotidiano e assim incentivando a conservação através do conhecimento. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Animais | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Guia didático | pt_BR |
dc.subject | Aulas práticas | pt_BR |
dc.title | Elaboração de um guia teórico-prático como ferramenta auxiliadora no ensino de Zoologia de Cordados | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Juliano Moreira de Holanda Pires.pdf | 2024_mono_jpires.pdf | 11,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.