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dc.contributor.authorOliveira, Francisco Arisson Silva de-
dc.date.accessioned2025-01-17T16:08:21Z-
dc.date.available2025-01-17T16:08:21Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, F. A. S. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6137-
dc.descriptionOLIVEIRA, Francisco Arisson Silva De. A aplicação dos conhecimentos da cultura quilombola na escola municipal de tempo integral Osório Julião, Baturité, Ceará. 2024, 67f. Monografia - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA introdução das matrizes africanas no contexto escolar, embora garantida pela legislação brasileira, ainda avança de forma limitada. Essa questão torna-se especialmente relevante nas escolas situadas em comunidades remanescentes de quilombos, onde o diálogo entre os saberes tradicionais e o ensino formal pode enriquecer significativamente a prática educacional. Estabelecer essa comunicação é essencial para uma educação que valorize a diversidade cultural e as especificidades locais. Este trabalho investiga a integração dos saberes tradicionais da comunidade quilombola Serra do Evaristo na Escola Municipal de Tempo Integral Osório Julião do município de Baturité, no estado do Ceará. A pesquisa, desenvolvida através de entrevistas, observações e análise documental, visa compreender o papel da escola na valorização das práticas culturais locais, incluindo o uso de plantas medicinais e as tradições transmitidas pela Mestra da Cultura. Os resultados indicam que disciplinas eletivas, como Narrativas Quilombolas e Medicina Popular, desempenham um papel crucial na preservação dos saberes tradicionais. Elas têm um impacto positivo na identidade dos alunos, fortalecendo seu sentimento de pertencimento cultural. Além disso, a aplicação pedagógica dessas práticas aumenta a conscientização sobre sua importância cultural e possibilita sua incorporação em projetos de empreendedorismo comunitário. Por fim, verificou-se a necessidade de maior documentação sobre a riqueza cultural da comunidade, uma vez que suas práticas representam uma referência significativa para outras instituições de ensino que buscam uma abordagem educacional centrada na valorização da diversidade cultural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEscola Quilombolapt_BR
dc.subjectCultura Afro-Brasileirapt_BR
dc.subjectIntegração Escola- Comunidadept_BR
dc.titleSaberes tradicionais e ensino escolar : a aplicação dos conhecimentos da cultura quilombola na escola municipal de tempo integral Osório Julião, Baturité, Cearápt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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