Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6137
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Francisco Arisson Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-17T16:08:21Z | - |
dc.date.available | 2025-01-17T16:08:21Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-25 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, F. A. S. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6137 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Francisco Arisson Silva De. A aplicação dos conhecimentos da cultura quilombola na escola municipal de tempo integral Osório Julião, Baturité, Ceará. 2024, 67f. Monografia - Curso de Biologia, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | A introdução das matrizes africanas no contexto escolar, embora garantida pela legislação brasileira, ainda avança de forma limitada. Essa questão torna-se especialmente relevante nas escolas situadas em comunidades remanescentes de quilombos, onde o diálogo entre os saberes tradicionais e o ensino formal pode enriquecer significativamente a prática educacional. Estabelecer essa comunicação é essencial para uma educação que valorize a diversidade cultural e as especificidades locais. Este trabalho investiga a integração dos saberes tradicionais da comunidade quilombola Serra do Evaristo na Escola Municipal de Tempo Integral Osório Julião do município de Baturité, no estado do Ceará. A pesquisa, desenvolvida através de entrevistas, observações e análise documental, visa compreender o papel da escola na valorização das práticas culturais locais, incluindo o uso de plantas medicinais e as tradições transmitidas pela Mestra da Cultura. Os resultados indicam que disciplinas eletivas, como Narrativas Quilombolas e Medicina Popular, desempenham um papel crucial na preservação dos saberes tradicionais. Elas têm um impacto positivo na identidade dos alunos, fortalecendo seu sentimento de pertencimento cultural. Além disso, a aplicação pedagógica dessas práticas aumenta a conscientização sobre sua importância cultural e possibilita sua incorporação em projetos de empreendedorismo comunitário. Por fim, verificou-se a necessidade de maior documentação sobre a riqueza cultural da comunidade, uma vez que suas práticas representam uma referência significativa para outras instituições de ensino que buscam uma abordagem educacional centrada na valorização da diversidade cultural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Escola Quilombola | pt_BR |
dc.subject | Cultura Afro-Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Integração Escola- Comunidade | pt_BR |
dc.title | Saberes tradicionais e ensino escolar : a aplicação dos conhecimentos da cultura quilombola na escola municipal de tempo integral Osório Julião, Baturité, Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Ciências Biólógicas - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCO ARISSON SILVA DE OLIVEIRA.pdf | 2024_mono_foliveira.pdf | 3,94 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.