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Título: O feminino e o místico como identidade de guiné-bissau na poética de odete semedo “ no fundo do canto”
Autor(es): Souza, Antónia Valdilene Rocha de
Palavras-chave: Feminino
Místico
Língua
Identidade
Guiné-Bissau
Data do documento: 11-Fev-2022
Citação: SOUZA, A. V. R. (2022)
Resumo: As literaturas africanas de língua portuguesa foram afetadas substancialmente com fatores oriundos da colonização, como a dificuldade com a escolarização regular e com as dissensões sobre o uso das línguas maternas. Além disso, fatores ligados a própria dinâmica dos diversos grupos étnicos trouxeram a expressão da oralidade(oratura)como preponderante, inclusive, repercutiu com traços marcantes na escrita literária, principalmente na poética. Contudo, o lugar da mulher na cultura e nas tradições africanas foi afetado sobremaneira, especialmente dos povos bantu, tem sido um desafio, uma vez que por um lado tem-se a ancestralidade que se manifesta pela cultura e por outro a modernidade trazida pelo ocidente por meio da colonização ou da interação com outros povos, em que dissemina-se muito dos preconceitos ligados ao feminino. Esta pesquisa tem como objeto o estudo do livro “No Fundo do Canto”, com a finalidade de analisar o feminino e o místico como identidade cultural da Guiné- Bissau na obra supracitada, da autora guineense, Odete Semedo. A problemática desta pesquisa deu- se em face da observação que há uma escassez de produção científica acerca da Guiné – Bissau na literatura, sobretudo com enfoque para o feminino, e o feminino místico na identidade cultural desse país. Das poucas pesquisas que se propuseram a escrever e trazer o feminino se destaca: Eunice Borges com alguns poemas em “Antologia poéticas da Guiné-Bissau” em 1990, dentre eles, a obra “Mulher da minha terra”, Domingas Samy com a produção de “Contos “em 1993, e Odete Semedo na sua tese sobre as Mandjuandadi. Assim, a pesquisa justifica- se por sua importante contribuição para os estudos do feminino ligado ao místico na identidade cultural da Guiné-Bissau ,e também da língua crioula como representação dessa identidade. Além de possibilidades para educação. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo-exploratório e procedimento documental. Quanto aos procedimentos metodológicos identificou-se trechos de nove poemas da obra “No Fundo do Canto “que remetem ao feminino e ao místico como marcas da identidade da Guiné-Bissau através dos significados construídos por meio da língua crioula. E por fim, o corpus foi analisado à luz dos teóricos do porte de Augel (2005), Hall (2006), Semedo (2011), Bâ (1982), Cá e Timbane (2021) e Manuel e Timbane (2018) sobre a língua, entre outros. Assim, identifica-se a presença feminina principalmente atrelada ao místico, de forma a remeter o poder feminino como propiciador de mudanças como também demonstrar características culturais da Guiné-Bissau, em que tem a língua como meio para formações léxico-semânticos que remetem as culturas do país por meio do feminino.
Descrição: SOUZA, Antónia Valdilene Rocha de. O feminino e o místico como identidade de Guiné-Bissau na poética de Odete Semedo “ no fundo do canto”. 2022, 23f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6150
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