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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6196
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Braga, Daniel Martins | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T18:38:27Z | - |
dc.date.available | 2025-02-07T18:38:27Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, D. M. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6196 | - |
dc.description | BRAGA, Daniel Martins. A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. 2024. 243f. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Considerando o papel fundamental que o coordenador pedagógico possui para o desenvolvimento de boas práticas pedagógicas no ambiente escolar, atuando como agente educacional com funções de articulador, formador e transformador, esta pesquisa investigou a atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. O objetivo geral deste estudo consistiu em compreender as possibilidades e os desafios na atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará. Adotou-se para esta pesquisa a abordagem qualitativa dos dados, metodologicamente caracterizando-se como um estudo de caso. Os dados foram obtidos através da combinação das seguintes estratégias de aproximação com a realidade: levantamento bibliográfico, aplicação de questionário online com questões abertas e fechadas, realização de entrevista semiestruturada junto aos sete coordenadores escolares participantes desta pesquisa, e, ainda, análise em documentos institucionais oriundos da Secretaria da Educação do Estado do Ceará e de cada uma das três escolas-campo integrantes deste estudo. Os dados obtidos demonstraram que os coordenadores escolares participantes reconhecem o quão importante é o momento de entrada na carreira do magistério para o docente iniciante. Entretanto, não possuem práticas sistematizadas e institucionalizadas no que se refere ao processo de indução profissional de docentes iniciantes nas escolas-campo, ficando assim sob a responsabilidade de cada coordenador escolar a condução, à sua maneira, desse processo, o qual acontece de forma diversificada, pontual, aleatória ou, às vezes, nem acontece. Considerando essas vulnerabilidades e carências, esta pesquisa apresenta um produto educacional sob o título “Cartilha de princípios pedagógicos: estratégias para o processo de indução profissional do docente iniciante”, constituído por um conjunto de ações pedagógicas desenvolvidas pela coordenação pedagógica junto ao docente iniciante, expressando o compromisso em potencializar experiências acolhedoras, democráticas, colaborativas, formativas, críticas e reflexivas entre esses agentes educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Coordenação escolar | pt_BR |
dc.subject | Docente iniciante | pt_BR |
dc.subject | Indução profissional docente | pt_BR |
dc.title | A atuação da coordenação escolar no processo de indução profissional de docentes iniciantes na rede pública estadual de ensino do Ceará | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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