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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6198
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Xavier, Marília Farias | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-07T18:43:07Z | - |
dc.date.available | 2025-02-07T18:43:07Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-26 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, M. F. (2024) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6198 | - |
dc.description | XAVIER, Marília Farias. Oráculo Pretagógico da Pedagopreta. 2024. f211. Dissertação - Curso de Ensino e Formação Docente, Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2024. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho apresenta o conceito de Pedagopreta e aborda os processos de construção e formação a respeito do ser e tornar-se mulher-negra-educadora e de como esses atravessamentos colaboraram para a construção de uma identidade profissional docente, a PEDAGOPRETA é um conceito que vem sendo construído a partir das trajetórias de vida, experiências, escrevivências e referenciais teóricos metodológicos, que trazem as mulheres negras para a centralidade dos debates e reflexões sobre educação e relações étnico-raciais. Esta pesquisa, desenvolvida durante o Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (UNILAB/IFCE), sob a orientação da Prof. Dra. Rebeca Meijer, esteia-se no referencial teórico-metodológico da PRETAGOGIA e abordagens cômpares, buscando a construção de uma identidade profissional, práxis pedagógica e perspectiva educativa, que privilegia a cosmopercepção africana e afro brasileira, bem como, as subjetividades e afetividades que envolvem a ascendência africana na nossa educação. Participaram deste estudo um grupo de educadoras do estado do Rio Grande do Norte, inseridas em contextos e formação profissional diversas, convocadas através de articulações com os movimentos sociais, culturais e governamentais da prefeitura do Natal e do estado do RN. Este estudo possibilitou também fortalecer o protagonismo feminino e negro na educação brasileira e desenvolver dispositivos didáticos que contribuam com a formação de professoras e com a educação para relações étnico raciais no Brasil, colaborando com a implementação da Lei 10.639/03. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Pedagopreta | pt_BR |
dc.subject | Pretagogia | pt_BR |
dc.subject | Mulheres Negras Educadoras | pt_BR |
dc.subject | Identidade Profissional Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação e Relações Étnico-Raciais | pt_BR |
dc.title | Oráculo Pretagógico da Pedagopreta | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Profissional em Ensino e Formação Docente (associação com IFCE) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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MARÍLIA FARIAS XAVIER.pdf | 2024_diss_marixavier.pdf | 17,65 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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