Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6229
Título: Evidencias de validade e confiabilidade do jogo educativo “na trilha da prevenção do câncer de colo do útero”
Autor(es): Alves, José Gerfeson
Palavras-chave: Educação em Saúde
Enfermagem
Neoplasias do Colo do Útero
Psicometria
Reprodutibilidade dos Testes
Tecnologia Educacional
Data do documento: 16-Jan-2024
Citação: ALVES, J. G. (2024)
Resumo: Os jogos educativos têm se consolidado como um recurso importante na educação em saúde, apresentando propriedades que contribuem para a aquisição de conhecimentos favoráveis ao autocuidado e ao cuidado com os outros. Nessa perspectiva, o jogo educativo pode contribuir positivamente na área da saúde para a prevenção de doenças, como o câncer de colo de útero. No ano de 2021, como trabalho de conclusão de curso de graduação, o pesquisador realizou a construção de um jogo educativo com o objetivo de fornecer às mulheres acesso a informações sobre a prevenção do câncer de colo de útero e promoção do autocuidado. A partir disso, objetivou-se neste estudo avaliar as evidências de validade e confiabilidade do jogo educativo “Na Trilha da Prevenção do Câncer de Colo do Útero”. Trata-se de um estudo psicométrico. As evidências de validade e confiabilidade de conteúdo ocorreram com um grupo de 21 juízes especialistas (enfermeiros, pesquisadores, docentes e assistenciais, e profissionais em design e marketing). As evidências de validade e confiabilidade dos processos de resposta ocorreram com oito mulheres residentes no município de Acapare, no Estado do Ceará, cadastradas no Centro de Atenção Integral à Saúde. Como forma complementar a essa validação pelo público- alvo, foi realizada a técnica de observação e de briefing. As evidências de validade e confiabilidade da consequência da testagem foram obtidas a partir da avaliação por nove mulheres universitárias de Guiné-Bissau. Os dados quantitativos foram sistematizados no programa Microsoft Excel®, transferidos para o Epi InfoTM para as análises descritivas e para o Jamovi® para os testes de alfa de Cronbach e ômega de McDonald. Estes foram apresentados em tabelas e quadros. Os dados qualitativos foram submetidos à análise de conteúdo, sendo organizados e apresentados em categorias temáticas. O jogo educativo apresentou validade de conteúdo (IVC=0,98 – conteúdo, IVC=1,0 – aparência), de processo de resposta (IVC=1,00) e da consequência da testagem (IVC=1,00). Demonstrou também alta consistência interna de conteúdo (α-Cronbach=0,89; ω-McDonald=0,91 – conteúdo, α-Cronbach=0,950; ω- McDonald=0,996 – aparência), de processo de resposta (α-Cronbach=0,929; ω- McDonald=0,974) e da consequência da testagem (α-Cronbach=0,929; ω-McDonald=0,971). O jogo educativo “Na Trilha da Prevenção do Câncer de Colo do Útero” mostrou ser uma tecnologia válida e confiável para aplicação com brasileiras e guineenses, estudantes do ensino superior, nas atividades de educação em saúde.
Descrição: ALVES, José Gerfeson. Evidencias de validade e confiabilidade do jogo educativo “na trilha da prevenção do câncer de colo do útero”. 2024. 141f. Dissertação - Curso de Mestrado Acadêmico Em Enfermagem, Programa De Pós-graduação Em Enfermagem, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2024.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6229
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOSÉ GERFESON ALVES.pdf2024_diss_jalves.pdf5,25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.