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dc.contributor.authorSilva, Ailton George de Almeida e-
dc.date.accessioned2025-02-20T18:20:22Z-
dc.date.available2025-02-20T18:20:22Z-
dc.date.issued2024-07-24-
dc.identifier.citationSILVA, A. G. A. (2024)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6231-
dc.descriptionSILVA, Ailton George de Almeida e. A geografia escolar nos livros didáticos Cearenses (1942-2023). 2024. 170f. Dissertação - Curso de Mestrado Interdisciplinar em Humanidades, Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção, 2024.pt_BR
dc.description.abstractA trajetória da ciência geográfica, desde os estudos informais até sua sistematização no século XIX, passou por transformações impulsionadas pelo desenvolvimento científico e mudanças curriculares. Esta dissertação visou analisar como as diferentes correntes do pensamento geográfico influenciaram os conteúdos dos livros didáticos, focando especialmente nos materiais voltados para a geografia do Ceará. A metodologia inclui um estudo bibliográfico abrangente, analisando documentos oficiais, artigos científicos e livros, destacando autores como Alain Choppin (2004), Carlos Eduardo Ströher (2012), José Silvério Baía Horta (2012), Marco Antônio Silva (2012), Maria Lúcia de Arruda Aranha (2008), Milton Santos (2001 e 2006). A pesquisa avaliará como os livros didáticos Pequena Corografia do Ceará (1942), Estudo sôbre o Ceará (1955), Coleção Manual de Apoio 3, 4 e 5 - 8a série (1997-1998) Construindo o Ceará: ensino fundamental (2017) e Educação e Semiárido: Novos olhares, Novos Caminhos (2023) abordam a temática regional e local. O objetivo é compreender como os conteúdos geográficos são estruturados, ensinados e avaliados em diferentes momentos históricos e como refletem as visões das escolas geográficas. Observamos que o livro didático desempenha uma função importante na educação escolar. Ele orienta os currículos e temas ministrados em sala de aula, destacando a necessidade de discutir as políticas públicas que regem sua formatação, escolha, aquisição e distribuição. No entanto, a uniformidade de conteúdo muitas vezes ignora a diversidade regional, dificultando o engajamento e a identificação de alunos e professores. A produção de livros didáticos focados na geografia local é uma estratégia importante para desafiar a hierarquia do conhecimento estabelecida pelas epistemologias do Norte, promovendo uma compreensão mais inclusiva e diversa do mundo.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeografia do Cearápt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.titleA geografia escolar nos livros didáticos Cearenses (1942-2023)pt_BR
dc.typeDissertationpt_BR
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades

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