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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6235
Título: | Organização retórica do gênero resenha acadêmica: trabalho didático com recém-ingressos no Curso de Letras da Unilab |
Autor(es): | Sousa, Antonia Karine Oliveira de |
Palavras-chave: | Gêneros textuais acadêmicos Resenha acadêmica Movimentos retóricos Retextualização |
Data do documento: | 26-Nov-2024 |
Citação: | SOUSA, A. K. O. de (2024) |
Resumo: | A presente pesquisa versa sobre a organização retórica de resenhas acadêmicas produzidas por estudantes do primeiro semestre do Curso de Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Unilab – e tem como objetivo principal desenvolver um trabalho didático-metodológico, com base em Swales (1990) e Motta-Roth (1995), para o ensino do gênero. Sob essa perspectiva, realizamos duas oficinas, uma virtual e outra presencial, na supracitada universidade, para que esses estudantes se apropriassem de conceitos, procedimentos e da organização retórica relativos à produção de uma resenha acadêmica que cumpra, com eficácia, os propósitos comunicativos do gênero, em consonância com nossa hipótese básica de que, com a intervenção, com o trabalho direcionado, os alunos passam a dominar ou a ter melhor domínio sobre os movimentos retóricos e, assim, aprimoram a produção do gênero. A fim de verificarmos nossa hipótese, propomo-nos a analisar um corpus constituído por 40 resenhas – 20 produzidas antes da intervenção e 20, após – escritas por 20 alunos matriculados no componente curricular Leitura e Produção de Textos I, no ano letivo 2022.2, na referida instituição de ensino. Para embasamento de nosso estudo, tomamos como aporte teórico principal, a fim de discutirmos os conceitos de gênero discursivo e de movimentos retóricos, os trabalhos de Swales (1990, 2004) e de Motta-Roth (1995; 2010). Uma vez que a pesquisa aborda uma prática de retextualização, recorremos, também, aos estudos de Marcurschi (2010), Dell’Isola (2007) e Matencio (2002). Ademais, a pesquisa possuiu natureza aplicada, com o método de procedimento da pesquisa-ação, e teve uma abordagem mista. Referente aos resultados encontrados, as análises das versões das resenhas produzidas antes das oficinas revelaram que, atinente aos movimentos retóricos, os moves de introduzir e sumariar o livro foram os mais presentes nas produções dos alunos, ambos com uma frequência de 100%. Já os movimentos de destacar partes do livro e de prover uma avaliação final ocorreram, respectivamente, em 65% e 50% das resenhas. As análises das versões escritas após as oficinas, por sua vez, mostraram que os moves 1 e 2 permaneceram como os mais frequentes, ambos sendo desenvolvidos em 100% dos textos. O move 3 teve uma frequência de 60%, enquanto o move 4, de 80%. Com o comparativo entre as versões, atestamos que um maior número de resenhas apresentou uma organização retórica prototípica, com o desenvolvimento de moves tanto descritivos como argumentativos. Além disso, após a intervenção, ocorreu uma considerável redução do número de resenhas que apresentavam moves e subfunções desenvolvidos apenas de modo parcial. Dito isso, este trabalho contribui para a Análise de Gêneros e para estudos acerca do letramento acadêmico, ao abordar questões essenciais da escrita acadêmica e ao desenvolver e testar uma metodologia para o ensino de resenhas. |
Descrição: | SOUSA, Antonia Karine Oliveira de. Organização retórica do gênero resenha acadêmica: trabalho didático com recém-ingressos no Curso de Letras da Unilab. 2024. 240 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin). Instituto de Linguagens e Literaturas - ILL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção. 2024. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6235 |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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