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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6236
Título : | Práticas intertextuais hiperestéticas em pinturas e esculturas que trazem "Iracema: lenda do Ceará" como hipotexto |
Autor : | Sousa, Antonia Karoline Oliveira de |
Palabras clave : | Intertextualidade Práticas Intertextuais Hiperestéticas Parâmetros intertextuais Iracema |
Fecha de publicación : | 14-nov-2024 |
Citación : | SOUSA, A. K. O. de. (2024) |
Resumen : | A presente pesquisa versa sobre o fenômeno da intertextualidade para além do texto verbal, mais especificamente, sobre Práticas Intertextuais Hiperestéticas (PIH) que transformam a obra literária Iracema: lenda do Ceará, de José de Alencar, em esculturas e pinturas, e tem por objetivo geral refinar o quadro teórico-metodológico apresentado por Silva (2016) a partir dos parâmetros intertextuais propostos por Nobre (2014). Para tanto, recorremos, como aporte teórico de nosso estudo, aos trabalhos de Genette (2010), Nobre (2014) e Silva (2016). A respeito do corpus, esse é composto por cinco pinturas e cinco esculturas que trazem como hipotexto o referido romance alencarino. Com relação às pinturas, tivemos como critério de escolha o nível de notoriedade da obra ou de seu autor, bem como analisamos uma obra de autoria de um artista cearense, duas de autoria brasileira (mas não cearense) e duas de autoria internacional. Referente às esculturas, são analisadas as peças escultóricas que fazem parte do Roteiro turístico “Caminhos de Iracema”, idealizado pelo turismólogo Gerson Linhares e importante equipamento cultural da capital cearense. Ademais, a pesquisa caracteriza-se por uma abordagem qualitativa. As análises revelaram que as esculturas e as pinturas adaptam passagens tanto de natureza narrativa como descritiva do texto fonte. Tal reconhecimento é possibilitado pela leitura de elementos linguísticos/discursivos, plásticos e icônicos presentes em cada obra e pela manutenção de referentes do hipotexto. A respeito dos parâmetros intertextuais, em nossa proposta de refinamento do quadro para análises de PHI, incluímos o parâmetro estilístico, que diz respeito às características estilísticas dos hipertextos. Além disso, com as análises, foi constatado, concernente ao parâmetro funcional, que, tanto nas esculturas como nas pinturas, são mais recorrentes relações de captação para a convergência, uma vez que os novos textos, majoritariamente, não subvertem o texto original; relativo à hierarquia do parâmetro constitucional, no parâmetro composicional, são mais observadas relações de derivação, uma vez que os hipertextos são, em sua maioria, formados integralmente pelo hipotexto e este não figura apenas como um fragmento em um texto maior; no parâmetro formal, são averiguadas adaptações da obra original; no parâmetro referencial, é flagrado um maior grau de explicitude, em especial, pela presença do nome da personagem-título da obra original em quase todos os títulos dos novos textos. No parâmetro estilístico, foi observado que os hipertextos foram produzidos predominantemente sob influência de escolas vanguardistas. Para mais, esta pesquisa traz uma importante contribuição para os estudos acerca das PIH, avançando o estado da arte sobre a temática. Além disso, promoveu a cultura local cearense ao explorar o romance fundacional Iracema e retextualizações escultóricas e pictóricas que fazem parte de nosso patrimônio histórico e cultural. |
Descripción : | SOUSA, Antonia Karoline Oliveira de. Práticas intertextuais hiperestéticas em pinturas e esculturas que trazem "Iracema: lenda do Ceará" como hipotexto. 2024. 220 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (PPGLin). Instituto de Linguagens e Literaturas - ILL, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção. 2024. |
URI : | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6236 |
Aparece en las colecciones: | Dissertação - Mestrado Acadêmico em Estudos da Linguagem |
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