Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6241
Título: Orientações sobre o aleitamento materno na visão da atenção básica em saúde: Uma revisão integrativa
Autor(es): Nogueira, Maria Cristiane da Silva
Palavras-chave: Aleitamento Materno
Atenção Primária à Saúde
Educação em Saúde
Data do documento: 16-Out-2018
Citação: NOGUEIRA, M. C. S. (2018)
Resumo: Introdução: O período do aleitamento materno é um momento importante para a mãe e o bebê. É recomendado que a criança permaneça no aleitamento materno por dois anos ou mais e nesse processo podem surgir dúvidas e inseguranças na mãe. Os profissionais de saúde da Atenção Primária são o eixo norteador que incentivam de forma efetiva a prática do aleitamento materno. Sendo, portanto, essencial que saibam identificar os problemas que possam surgir e solucionar de forma técnica e científica. Objetivo: Identificar na literatura científica quais as orientações sobre aleitamento materno são transmitidas para as mulheres pelos profissionais de saúde na Atenção Primária à Saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo revisão integrativa. Foram investigados 25 artigos, publicados nos últimos 5 anos, em português, inglês e espanhol. Resultados: Os resultados evidenciaram que as orientações sobre o aleitamento materno devem ser enfatizadas no pré-natal quando as mulheres são atendidas na Atenção Primária. O apoio dos profissionais de saúde, o acolhimento e a segurança repassada para as mulheres é essencial para a adesão ao aleitamento materno. Entre as dificuldades no aleitamento materno encontradas nos estudos estão: a fissura mamilar, dor, pega inadequada, mastite, posicionamento correto do bebê, preparo e avaliação das mamas, dentre outras. Os métodos mais utilizados, presentes nos artigos, para promover a educação em saúde ainda são baseados nas metodologias tradicionais de ensino o que não favorece a aprendizagem efetiva. E os profissionais de saúde, como são formadores de opiniões sobre a amamentação, necessitam de mais capacitação para auxiliar as mulheres de forma adequada e assim incentivar a prática do aleitamento materno. Considerações: Conclui-se que é fundamental que os profissionais de saúde promovam o aleitamento materno de forma confiável e para isso eles necessitam de uma maior capacitação para que possam prestar uma assistência de qualidade.
Descrição: NOGUEIRA, Maria Cristiane da Silva. Orientações sobre o aleitamento materno na visão da atenção básica em saúde: Uma revisão integrativa. 2018, 24f. Monografia - Curso de Especialização em Saúde Da Família, Instituto De Ciências Da Saúde, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6241
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Saúde da Família

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA CRISTIANE DA SILVA NOGUEIRA.pdf2018_mono_mnogueira.pdf516,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.