Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSousa, Sabrina Pereira Fernandes-
dc.date.accessioned2025-02-24T18:35:46Z-
dc.date.available2025-02-24T18:35:46Z-
dc.date.issued2018-05-28-
dc.identifier.citationSOUSA, S. P. F. (2018)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6252-
dc.descriptionSOUSA, Sabrina Pereira Fernandes. O trato do ensino religioso no ensino fundamental I: o posicionamento de estudantes do curso de pedagogia da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira - Unilab. 2018. 38f. Monografia - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro- Brasileira, Redenção-CE, 2018.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo investigar sobre o posicionamento dos/as estudantes de Pedagogia da UNILAB (Ce), em relação ao trato do Ensino Religioso no ensino fundamental I, tendo como base o posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF) que estabeleceu o ensino religioso em escolas públicas com caráter confessional. Dessa forma, as aulas poderão seguir o ensinamento de uma religião específica. Para tanto desenvolvi uma pesquisa qualitativa com a aplicação de um questionário junto a oito alunos/a da primeira turma de Pedagogia. O desenvolvimento do estudo começou com uma análise bibliográfica onde utilizei para a realização dessa pesquisa autores como, Antonio Max Ferreira da Costa (2011), Giselma Sampaio (2009), Arilda Schmidt Godoy (1995) e questionários semiaberto, utilizando-se assim da pesquisa qualitativa. O estudo traz os seguintes resultados: Verificou-se que o Ensino Religioso pode ser tratado em sala de aula, sem que a laicidade do Estado possa ser violada, mas se assim houver o respeito a opção religiosa de cada aluno/a, valorizando a diversidade presente na sala de aula. Enquanto que alguns acreditam que ensinar acerca de uma religião especifica, acaba deixando a outra religião de lado, gerando assim a quebra de laicidade. Nesse sentido, ao analisar as respostas dos/as estudantes no questionário foi possível identificar que há por parte uma defesa pelo não trato específico de uma religião e é necessário que não aconteça o privilégio de uma religião desfavorecendo assim as demais. Seria interessante que o ensino religioso enquanto disciplina escolar voltada para as turmas de fundamental I, fossem apresentadas em formato educativo onde as crianças além de aprenderem de uma forma lúdica o fenômeno religioso, passassem a aprender a respeitar as escolhas de cada um.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino Religiosopt_BR
dc.subjectLaicidadept_BR
dc.subjectDiversidadept_BR
dc.titleO trato do ensino religioso no ensino fundamental I: o posicionamento de estudantes do curso de pedagogia da universidade da integração internacional da lusofonia afro-brasileira - Unilabpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SABRINA PEREIRA FERNANDES SOUSA.pdf2018_mono_sabrinasousa.pdf463,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.