Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6261
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vasconcelos, Helem Diany Parente de | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-25T17:48:39Z | - |
dc.date.available | 2025-02-25T17:48:39Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-10 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, H. D. P. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6261 | - |
dc.description | VASCONCELOS, Helem Diany Parente de. Alfabetização e letramento numa perspectiva intercultural: uma análise das experiencias de estágio da Unilab nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 22f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo apresentar as experiências interculturais de alfabetização e letramento desenvolvidas pelos alunos brasileiros e africanos do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB- CE) no âmbito da disciplina de Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizadas em uma escola pública municipal do município de Redenção-CE. Por meio das atividades de estágio foi desenvolvido um projeto de reforço escolar com alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental com considerável grau de defasagem no processo de domínio e apropriação da leitura e do código escrito. A partir de uma avaliação diagnóstica das hipóteses de escrita, desenvolveu-se uma sequência de atividades que compreendiam uma proposta intercultural de aprendizagem, intimamente ligada a um projeto social, cultural, educacional, político, ético e epistêmico em direção à descolonização e à transformação dos processos de exclusão social pelos quais passavam esses alunos sistematicamente cobrados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). As experiências desenvolvidas no âmbito dessa disciplina pedagógica possibilitaram apresentar aos alunos de estágio, por meio das práticas de leitura e escrita, novos enfoques epistêmicos estabelecendo relações entre Brasil e África, centrais na reconstrução do pensamento-outro, caminhando para uma pedagogia decolonial, antirracista e intercultural. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização e Letramento | pt_BR |
dc.subject | Estágio no Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Decolonialidade | pt_BR |
dc.title | Alfabetização e letramento numa perspectiva intercultural: uma análise das experiencias de estágio da Unilab nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigo - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
HELEM DIANY PARENTE DE VASCONCELOS.pdf | 2020_helemvasconcelos.pdf | 315,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.