Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6261
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVasconcelos, Helem Diany Parente de-
dc.date.accessioned2025-02-25T17:48:39Z-
dc.date.available2025-02-25T17:48:39Z-
dc.date.issued2020-02-10-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, H. D. P. (2020)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6261-
dc.descriptionVASCONCELOS, Helem Diany Parente de. Alfabetização e letramento numa perspectiva intercultural: uma análise das experiencias de estágio da Unilab nos anos iniciais do ensino fundamental. 2020. 22f. TCC - Curso de Pedagogia, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem como objetivo apresentar as experiências interculturais de alfabetização e letramento desenvolvidas pelos alunos brasileiros e africanos do curso de Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB- CE) no âmbito da disciplina de Estágio nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizadas em uma escola pública municipal do município de Redenção-CE. Por meio das atividades de estágio foi desenvolvido um projeto de reforço escolar com alunos do segundo e terceiro ano do ensino fundamental com considerável grau de defasagem no processo de domínio e apropriação da leitura e do código escrito. A partir de uma avaliação diagnóstica das hipóteses de escrita, desenvolveu-se uma sequência de atividades que compreendiam uma proposta intercultural de aprendizagem, intimamente ligada a um projeto social, cultural, educacional, político, ético e epistêmico em direção à descolonização e à transformação dos processos de exclusão social pelos quais passavam esses alunos sistematicamente cobrados pelo Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE). As experiências desenvolvidas no âmbito dessa disciplina pedagógica possibilitaram apresentar aos alunos de estágio, por meio das práticas de leitura e escrita, novos enfoques epistêmicos estabelecendo relações entre Brasil e África, centrais na reconstrução do pensamento-outro, caminhando para uma pedagogia decolonial, antirracista e intercultural.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAlfabetização e Letramentopt_BR
dc.subjectEstágio no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectInterculturalidadept_BR
dc.subjectDecolonialidadept_BR
dc.titleAlfabetização e letramento numa perspectiva intercultural: uma análise das experiencias de estágio da Unilab nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigo - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HELEM DIANY PARENTE DE VASCONCELOS.pdf2020_helemvasconcelos.pdf315,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.