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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6272
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Agostinho da | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T13:49:21Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26T13:49:21Z | - |
dc.date.issued | 2016-11-28 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6272 | - |
dc.description | SILVA, Agostinho da. Negritude e civilização do universal: crítica ao universalismo europeu a partir dos pensamentos de Léopold Sedar Seghor e de Aimé Césaire. 2016. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho traz uma análise do conceito da civilização do universal e uma crítica ao universalismo europeu. Para tanto, baseia-se principalmente no pensamento do senegalês Léopold Sedar Senghor e do martinicano Aimé Césaire, dois grandes pensadores do movimento da Negritude. Tais considerações levaram a concluir que as reflexões de Senghor e Césaire sobre o mundo e suas criticas a ideia do universalismo europeu imposto como modelo desejável por todas as nações e sociedades, abre caminhos através da civilização do universal para alcançar um novo humanismo que seria uma civilização verdadeiramente universal composta pela contribuição de toda humanidade. Ademais se constatou que a civilização do dar e receber como sugere Senghor na base de troca mútua de valores, é uma possibilidade de formação de um mundo menos injusto, ultrapassando o universal europeu, sustentado na crença de existências de raças inferiores e raças superiores, abrindo assim caminho para o novo humanismo onde todos os humanos permanecem apenas como humanos, ultrapassando de certa forma as crenças de existências de raças. A partir das investigações, reflete-se também sobre a falsa construção ideológica do negro e da raça e as consequências do colonialismo na formação identitária dos Negros, trazendo a noção da civilização do Universal, como possibilidade de alcançar uma universal por além do universalismo europeu, ou seja, um novo humanismo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cidadania universal | pt_BR |
dc.subject | Civilização - Filosofia - Europa | pt_BR |
dc.subject | Negritude - Identidade racial | pt_BR |
dc.subject | Césaire, Aimé - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Léopold, Sédar - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.title | Negritude e civilização do universal: crítica ao universalismo europeu a partir dos pensamentos de Léopold Sedar Seghor e de Aimé Césaire | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
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