Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6274
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Melo, Maria Liliana Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-02-26T14:15:34Z | - |
dc.date.available | 2025-02-26T14:15:34Z | - |
dc.date.issued | 2020-01-23 | - |
dc.identifier.citation | MELO, M. L. A. (2020) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6274 | - |
dc.description | MELO, Maria Liliana Alves. Relação família-escola: a relevância da família no processo de desenvolvimento do ensino/aprendizado no ensino fundamental. 2020. 34f. Projeto de Pesquisa - Curso de Humanidades, Instituto de Humanidades, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Abordar o tema educação sempre é uma experiência nova, pois o ato de educar ou ser educado vem se renovando com o passar dos tempos cada vez mais, abrangendo diversos conhecimentos que se voltam para inúmeras áreas. Em virtude disso, discutiremos neste projeto um tema voltado para esse contexto, que mesmo sendo tão debatido não deixa de ser um problema social presente na realidade de muitas pessoas e que, consequentemente afeta milhares de famílias, resultando em fatores que podem estar relacionados à pobreza, saúde, economia, segurança, direitos e dentre outros aspectos inclusos nesses fatores sociais. O presente projeto tem como objetivo principal analisar como a participação da família no âmbito escolar pode influenciar de uma forma positiva no desenvolvimento de ensino-aprendizagem dos/as estudantes do ensino fundamental e como a ausência da família pode trazer consequências negativas neste processo. Pelo exposto na seção teórica, buscamos destacar estudos que se referem a essa temática, abordando descobertas de novos conhecimentos que de alguma maneira estão relacionados a este contexto, por exemplo, Freire (1987) e Souza (2009). Para isso realizaremos uma pesquisa de campo na escola de ensino fundamental Antônio Julião Neto, localizada na cidade de Barreira-CE, no bairro Bonsucesso, com observações de aulas e entrevistas para posterior análise. Dessa forma esta pesquisa busca descrever como são instituídas as relações família-escola no ensino fundamental e, assim, compreender como essa parceria pode contribuir para o progresso desses estudantes na instituição, além de identificar os diversos motivos que dificultam a atuação da família nesse ambiente e propor caminhos que possam amenizar as consequências negativas dessa ausência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Relações família-escola | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental | pt_BR |
dc.subject | Progresso na educação | pt_BR |
dc.title | Relação família-escola: a relevância da família no processo de desenvolvimento do ensino/aprendizado no ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projeto de Pesquisa - Bacharelado em Humanidades (Redenção-CE) Instituto de Humanidades (Ceará) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MARIA LILIANA ALVES MELO.pdf | 2020_proj_mmelo.pdf | 300,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.