Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMenezes, Valquíria Borges de-
dc.date.accessioned2018-02-28T20:23:35Z-
dc.date.available2018-02-28T20:23:35Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.citationMENEZES, V. B.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632-
dc.descriptionMENEZES, Valquíria Borges de. O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho de conclusão de curso discute o papel da literatura afro-brasileira na construção da identidade das crianças na Educação Infantil, visto que há um certo favorecimento a contos clássicos tradicionais que privilegiam personagens brancos e a cultura europeia. Diante desse contexto monocultural e eurocêntrico, faz-se necessário que a escola enquanto instituição formadora, possa oferecer um ambiente que explore a diversidade cultural e étnica existente no Brasil. Nesse sentido, o eixo central do trabalho, direcionou-se para um questionamento: Como a literatura afro-brasileira pode contribuir na construção identitária e cultural das crianças da Educação Infantil a partir de seus contos, figuras e imagens? E para responder a essa questão elegemos como objetivo geral analisar de que forma a literatura infantil afro-brasileira pode ser utilizada como ferramenta da valorização da identidade racial na Educação Infantil. A pesquisa enquanto processo sistemático de construção do conhecimento possibilita ao pesquisador adquirir informações sobre seu tema de pesquisa, com isso para a realização do estudo em questão, foi utilizada a pesquisa exploratória e o estudo bibliográfico a fim de construirmos uma discussão teórica sobre a temática, por meio da produção acadêmica já disponível: artigos, livros, revistas, teses, entre outros. Através da pesquisa foi possível compreender que a literatura afro-brasileira pode ser utilizada no contexto escolar no intuito de contribuir para a valorização da identidade racial na Educação Infantil, como na aquisição de noções de respeito às diferenças, a diversidade e tolerância.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantil afro-brasileirapt_BR
dc.titleO papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negraspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_mono_vmenezes.pdf590,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.