Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Menezes, Valquíria Borges de | - |
dc.date.accessioned | 2018-02-28T20:23:35Z | - |
dc.date.available | 2018-02-28T20:23:35Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-28 | - |
dc.identifier.citation | MENEZES, V. B. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/632 | - |
dc.description | MENEZES, Valquíria Borges de. O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras. 2017. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Humanidades) - Instituto de Humanidades e Letras, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho de conclusão de curso discute o papel da literatura afro-brasileira na construção da identidade das crianças na Educação Infantil, visto que há um certo favorecimento a contos clássicos tradicionais que privilegiam personagens brancos e a cultura europeia. Diante desse contexto monocultural e eurocêntrico, faz-se necessário que a escola enquanto instituição formadora, possa oferecer um ambiente que explore a diversidade cultural e étnica existente no Brasil. Nesse sentido, o eixo central do trabalho, direcionou-se para um questionamento: Como a literatura afro-brasileira pode contribuir na construção identitária e cultural das crianças da Educação Infantil a partir de seus contos, figuras e imagens? E para responder a essa questão elegemos como objetivo geral analisar de que forma a literatura infantil afro-brasileira pode ser utilizada como ferramenta da valorização da identidade racial na Educação Infantil. A pesquisa enquanto processo sistemático de construção do conhecimento possibilita ao pesquisador adquirir informações sobre seu tema de pesquisa, com isso para a realização do estudo em questão, foi utilizada a pesquisa exploratória e o estudo bibliográfico a fim de construirmos uma discussão teórica sobre a temática, por meio da produção acadêmica já disponível: artigos, livros, revistas, teses, entre outros. Através da pesquisa foi possível compreender que a literatura afro-brasileira pode ser utilizada no contexto escolar no intuito de contribuir para a valorização da identidade racial na Educação Infantil, como na aquisição de noções de respeito às diferenças, a diversidade e tolerância. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil | pt_BR |
dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
dc.subject | Literatura infantil afro-brasileira | pt_BR |
dc.title | O papel da literatura infantil afro-brasileira na construção identitária das crianças negras | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Bacharelado em Humanidades (São Francisco do Conde) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017_mono_vmenezes.pdf | 590,15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.