Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6334
Título: Professoras lésbicas e a prática docente: um grito no silêncio
Autor(es): Tavares, Gabriela Cruz
Palavras-chave: Mulheres lésbicas
Docência
Maciço de Baturité
Escola
Data do documento: 28-Fev-2022
Citação: TAVARES, G. C. (2022)
Resumo: A homossexualidade feminina é fortemente silenciada em todos os espaços, passando por situações inclusive de marginalização dentro do movimento feminista como também no próprio movimento LGBTQIA+, fato que temos tem a ordem da sigla alterada especificamente com o intuito de chamar atenção para a invisibilidade da narrativa e da agenda de lésbicas. Nas escolas o preconceito a diversidade é iminente e atinge todas as orientações e identidades de gênero de maneira muito específica, percorrendo as particularidades únicas de cada grupo que compõe a diversidade LGBTQIA+. Como objetivo central pesquisar sobre o cotidiano de professores lésbicas em relação a sua pratica docente, compreendendo como os espaços escolares e acadêmicos acabam por diversas vezes desvalorizando as mulheres lésbicas enquanto professoras, tanto dentro da educação pública como privada, além de que nossa pesquisa busca ainda identificar quais políticas públicas são voltadas para as mulheres lésbicas e que ajudam no ingresso desse público ao mercado de trabalho. Utilizamos de entrevista realizadas via google formulário, como também áudios recebidos via aplicativo WhatsApp que foram transcritos pelos autores da pesquisa. Como sujeitos desta pesquisa foram entrevistadas 4 (quatro) professores lésbicas na faixa etária de 23 a 37 anos que exercem à docência dentro do Maciço de Baturité na rede estadual de educação, onde todas estão inseridas no ensino médio. A partir das análises realizadas tornou-se evidente que as professoras lésbicas pesquisadas ainda possuem receio de assumirem suas orientação dentro do seu espaço de trabalho, demostrando um processo de silenciamento. Destacamos que essa realidade corresponde com as professoras lésbicas pesquisadas neste artigo, o que pode ser diferentes de outras que não fizeram parte da mesma.
Descrição: TAVARES, Gabriela Cruz. Professoras lésbicas e a prática docente: um grito no silêncio. 2022, 11f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6334
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriela Cruz Tavares.pdf2022_art_gtavares.pdf231,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.