Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6341
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Peixoto, Juliana Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T13:50:43Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T13:50:43Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-28 | - |
dc.identifier.citation | PEIXOTO, J. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6341 | - |
dc.description | PEIXOTO, Juliana Araújo. Política de Ação Afirmativa Étnico-Racial no Ensino Público Superior Brasileiro: Uma análise sobre vagas reservadas a pessoas autodeclaradas negras. 2022, 17f. TCC - Curso de Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo se propõe como objetivo a realizar uma análise sobre a política de ação afirmativa étnico-racial, no processo de entrada de pessoas autodeclaradas negras, no ensino público superior. Já os objetivos específicos, pretende: Conhecer o percurso histórico da política de ações afirmativas no Brasil; Discorrer sobre a política de cotas para pessoas autodeclaradas negras no Brasil e por último, analisar como vagas reservadas étnica-raciais contribuíram para a mudança do perfil acadêmico no nível superior público brasileiro. Em 2022, a lei federal de cotas completa dez anos e poderá ser revista para suspensão ou continuidade, assim, o artigo apresenta as principais consequências da descontinuidade da lei, bem como, discute quais foram os avanços, as conquistas alcançadas com a implantação das políticas de ações afirmativas no ensino público superior brasileiro. Como metodologia, o trabalho utilizou-se da pesquisa de natureza qualitativa em conjunto da pesquisa exploratória. Para obtenção dos dados, foram realizadas pesquisas bibliográficas em periódicos, dissertações, teses, capítulos de livros e legislações. Os resultados demonstram o avanço do ingresso de alunos/as negros/as e a mudança no perfil racial na educação pública superior. Como considerações finais, conclui-se, que a política de cotas étnico-racial ainda não corresponde a resoluções de descontinuidade das lacunas provocadas pelas desigualdades sociais, política, econômica, sobretudo, a acadêmica superior, sendo necessária a continuidade de discutir políticas agregadoras a política pública de educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Política de Ação Afirmativa | pt_BR |
dc.subject | Cota Racial | pt_BR |
dc.subject | Ensino Superior | pt_BR |
dc.title | Política de Ação Afirmativa Étnico-Racial no Ensino Público Superior Brasileiro: Uma análise sobre vagas reservadas a pessoas autodeclaradas negras. | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Gênero, Diversidade e Direitos Humanos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JULIANA ARAÚJO PEIXOTO.pdf | 2022_art_jpeixoto.pdf | 232,71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.