Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6369
Título: O Colonialismo Português em África e a poesia angolana de Agostinho Neto: Sábado nos Musseques
Autor(es): Souza, Luiz Fabiano de Freitas
Palavras-chave: África
Colonialismo
Poesia
Angola
Data do documento: 17-Fev-2022
Citação: SOUZA, L. F. F. (2022)
Resumo: A opressão sofrida pelo sistema colonial português em África, sobretudo em Angola, provocou nessas sociedades enormes alterações sociais, econômicas, culturais, especialmente na perspectiva da identidade e da valorização da cultura africana, bem como no legado da memória coletiva, vivenciada e estigmatizada pelo discurso colonizador. Em contrapartida, enaltecer e destacar o engajamento literário e político do angolano Agostinho Neto, analisando sua poesia combativa: Sábado nos Musseques, na qual denunciou e representou os oprimidos, marcados pela repressão do sistema colonial, pautados na dominação racial e na exclusão do povo angolano pobre e marginalizado. Tomando como base a compreessão do autor Manuel Ferreira sobre o colonialismo e de suas marcas no tecido social africano, por meio dessa dependência e assimilação da cultura europeia que prejudicou o reconhecimento da individualidade do ser africano e de suas raízes culturais, sendo, portanto, fundamental essa conscientização de dependência, para descortinar as marcas do colonialismo, que se legitima por meio da “negação do outro”. Nesse contexto, a poesia de agostinho Neto é uma lente fundamental para enxergarmos nesse processo histórico, uma enorme transformação do discurso literário e político, possibilitando enxergar uma sociedade angolana a partir do cotidiano das comunidades, denunciando as atrocidades cometidas pelo colonizador, provocando um movimento político e cultual em prol das lutas de libertação nacional.
Descrição: SOUZA, Luiz Fabiano de Freitas. O Colonialismo Português em África e a poesia angolana de Agostinho Neto: Sábado nos Musseques. 2022, 17f. TCC - Curso de Especialização Interdisciplinar em literaturas Africanas de Língua Portuguesa/ILL, Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6369
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização Interdisciplinar em Literaturas Africanas de Língua Portuguesa

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LUIZ FABIANO DE FREITAS SOUZA.pdf2022_art_lsouza.pdf286,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.