Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6372
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Amarildo Pereira da-
dc.date.accessioned2025-03-17T13:22:03Z-
dc.date.available2025-03-17T13:22:03Z-
dc.date.issued2021-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, A. P. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6372-
dc.descriptionSILVA, Amarildo Pereira da. A in(visibilidade) de mulheres cientistas nos livros didáticos de ciências: Um estudo de caso no ensino fundamental de Ocara- CE. 2021, 16f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar a presença das mulheres cientistas no livro didático de Ciências a ser utilizado no ano de 2020 a 2023 nas escolas públicas de ensino fundamental, localizadas na cidade de Ocara, no Ceará. Para isso realizou-se uma análise, por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte o livro didático de Ciências da Coleção: “Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano", adotado para o 9º ano do ensino fundamental. Analisamos o livro em cinco categorias: páginas de abertura de unidades, capítulos, texto principal, seções e atividades, assim, a partir da leitura integral do livro didático, identificamos passagens que tratam sobre episódios da História da Ciências onde se apresentam mulheres cientistas ou não. Para melhor compreensão dos dados levantados e discussão, pautamos uma abordagem qualitativa e quantitativa. De acordo com os dados apresentados, identificou-se que a representatividade das mulheres cientistas é bastante irrisória e longe de ser paritária. Em suma, podemos observar que a desvalorização da mulher acontece visivelmente nessa coleção, pois exclui ou conta de forma incorreta as descobertas feitas por elas, que contribuíram de forma bastante relevante para a Ciência.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMulheres Cientistaspt_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleA in(visibilidade) de mulheres cientistas nos livros didáticos de ciências: Um estudo de caso no ensino fundamental de Ocara- CEpt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMARILDO PEREIRA DA SILVA .pdf2021_art_asilva.pdf183,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.