Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6372
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Amarildo Pereira da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T13:22:03Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T13:22:03Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. P. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6372 | - |
dc.description | SILVA, Amarildo Pereira da. A in(visibilidade) de mulheres cientistas nos livros didáticos de ciências: Um estudo de caso no ensino fundamental de Ocara- CE. 2021, 16f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho teve como objetivo analisar a presença das mulheres cientistas no livro didático de Ciências a ser utilizado no ano de 2020 a 2023 nas escolas públicas de ensino fundamental, localizadas na cidade de Ocara, no Ceará. Para isso realizou-se uma análise, por meio de uma pesquisa bibliográfica, utilizando como fonte o livro didático de Ciências da Coleção: “Ciências Naturais: aprendendo com o cotidiano", adotado para o 9º ano do ensino fundamental. Analisamos o livro em cinco categorias: páginas de abertura de unidades, capítulos, texto principal, seções e atividades, assim, a partir da leitura integral do livro didático, identificamos passagens que tratam sobre episódios da História da Ciências onde se apresentam mulheres cientistas ou não. Para melhor compreensão dos dados levantados e discussão, pautamos uma abordagem qualitativa e quantitativa. De acordo com os dados apresentados, identificou-se que a representatividade das mulheres cientistas é bastante irrisória e longe de ser paritária. Em suma, podemos observar que a desvalorização da mulher acontece visivelmente nessa coleção, pois exclui ou conta de forma incorreta as descobertas feitas por elas, que contribuíram de forma bastante relevante para a Ciência. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Mulheres Cientistas | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | A in(visibilidade) de mulheres cientistas nos livros didáticos de ciências: Um estudo de caso no ensino fundamental de Ocara- CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AMARILDO PEREIRA DA SILVA .pdf | 2021_art_asilva.pdf | 183,48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.