Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6373
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Ana Karla Fernandes da | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T13:30:10Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T13:30:10Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, A. K. F. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6373 | - |
dc.description | SILVA, Ana Karla Fernandes da. Poluição e Reciclagem como temas Geradores na promoção da Educação Ambiental em anos finais do ensino fundamental da cidade de Aracati-CE. 2021, 19f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A humanidade precisa caminhar para a construção de uma consciência coletiva, pois o que se percebe na sociedade atual é que o ser humano afasta-se da natureza e do próprio homem e é reflexo de uma sociedade narcisista, do individualismo e da falta de coletividade. Lecionar ciências é, além de tudo, conduzir cidadãos a conhecer maneiras de melhorar o ambiente ao redor, já que é o lugar onde almejamos tê-lo da melhor forma possível. Diante disso o objetivo geral dessa pesquisa foi analisar atitudes de respeito ao meio ambiente acerca de como a reciclagem pode ajudar a diminuir a poluição na cidade de Aracati-CE. Com isso, objetivos específicos são promover discussões sobre poluição e reciclagem; desenvolver a construção de atitudes para a preservação do meio ambiente. O público alvo para dessa pesquisa foram alunos do 7o ano do Ensino Fundamental II de uma escola da cidade de Aracati – CE. Metodologicamente, este trabalho se apresenta como um estudo de caso, com um método qualitativo descritivo, pois tem a finalidade descrever as percepções da aplicação do plano de aula sobre poluição e reciclagem. Para o desenvolvimento da pesquisa, foram realizadas oficinas ambientais em que foram confeccionados produtos com garrafas PET que seriam descartadas no lixo domiciliar. Diante disso é possível, concluir que as ações de sensibilização que contextualizam o conteúdo, de maneira significativa sobre a conservação do meio ambiente, conseguiram mostrar aos educandos a importância da coleta seletiva, a começar em suas residencias, pois local para onde o lixo é destinado, os problemas que isso pode trazer e, além de mostrar que a reciclagem ajuda a reduzir os resíduos sólidos. Essa conscientização também pode acontecer em palestras e debates virtuais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Reciclagem | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Resíduos Sólidos | pt_BR |
dc.title | Poluição e Reciclagem como temas Geradores na promoção da Educação Ambiental em anos finais do ensino fundamental da cidade de Aracati-CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANA KARLA FERNANDES DA SILVA.pdf | 2021_art_asilva.pdf | 389,63 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.