Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6377
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Carlos André da-
dc.date.accessioned2025-03-17T15:01:25Z-
dc.date.available2025-03-17T15:01:25Z-
dc.date.issued2021-12-11-
dc.identifier.citationSILVA, C. A. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6377-
dc.descriptionSILVA, Carlos André da. A base nacional comum curricular (BNCC) e a cultura digital no componente curricular de ciências da natureza. 2021, 16f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho apresentamos uma pesquisa bibliográfica e de campo, que visa um estudo voltado para o uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs). Com isso, foi realizado um estudo aprofundado sobre implantação, uso e domínio da cultura digital em sala de aula como um desafio para alguns professores. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica, entre eles os conhecimentos sobre o uso da cultura digital em sala de aula. Propomos assim, oferecer subsídio aos educadores de modo que possibilite contribuição para planejar, executar e avaliar as aulas com a utilização das TDICs, baseado nos princípios construcionistas. O suporte teórico baseou-se nos fundamentos, de Libâneo (2002), Ribas (2008), Tavares (2018), dentre outros autores que discutem essa prática, no tocante ao desenvolvimento dessas ferramentas. A metodológica, fundamenta- se em uma abordagem qualitativa seguindo a modalidade de estudo de caso, no qual está presente a técnica da observação participante, dividida em planejamento, coleta e análise de dados. Os resultados obtidos foram compilados por meio do google forms e apresentados em resultados e discussões. Por fim, concluímos que as ferramentas discutidas, ajudaram aos docentes neste componente curricular e aos estudantes, no desenvolvem de sua aprendizagem.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectEducação cientificapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleA base nacional comum curricular (BNCC) e a cultura digital no componente curricular de ciências da naturezapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARLOS ANDRÉ DA SILVA.pdf2021_art_csilva.pdf335,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.