Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6379
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cecilia Maria Lima | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T15:20:39Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T15:20:39Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. M. L. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6379 | - |
dc.description | SILVA, Cecilia Maria Lima. Aula experimental: uma experiência em uma escola de ensino fundamental do município de Barreira-CE. 2021, 43f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | As Ciências Naturais muitas vezes é compreendida como disciplina totalmente abstrata e distante da realidade. Desse modo, a falta de uma educação contextualizada nas aulas de Ciências e nas escolas favorecem essa abstração. Um dos maiores desafios para os docentes é mostrar para os discentes a relação da mesma com o cotidiano. Neste viés, o presente trabalho tem como objetivo verificar as contribuições das Aulas Experimentais para o ensino de Ciências e para formação de professores, dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do município de Barreira-Ceará. O percurso metodológico deste trabalho foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de modo que a proximidade com a realidade aconteceu pela aplicação de uma prática experimental para os professores de ciências e aplicação de questionários aos mesmos. Dentre os resultados da pesquisa, constatamos uma grande problemática no que se refere à falta de formação adequada e especializada dos professores, para atuarem com Aulas Experimentais. Essa lacuna na formação dos professores, contribuem para que essa aulas práticas sejam pouco utilizadas dentro de sala de aula, acarretando assim o não favorecimento de um ensino por investigação, nem no desenvolvimento de aulas experimentais no currículo escolar e dentro de sala de aula, prejudicando o processo de aquisição e de assimilação de novos conhecimentos que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Por fim, averiguamos que o Ensino Experimental é uma estratégia de ensino viável e eficiente para ser desenvolvida por professores nas aulas de Ciências. No entanto, é necessário que se tenha mais incentivos e investimentos para construção de laboratórios de ciências, para o desenvolvimento de Aulas Experimentais e aprimoramento do ensino por investigação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | As Ciências Naturais muitas vezes é compreendida como disciplina totalmente abstrata e distante da realidade. Desse modo, a falta de uma educação contextualizada nas aulas de Ciências e nas escolas favorecem essa abstração. Um dos maiores desafios para os docentes é mostrar para os discentes a relação da mesma com o cotidiano. Neste viés, o presente trabalho tem como objetivo verificar as contribuições das Aulas Experimentais para o ensino de Ciências e para formação de professores, dos anos finais do ensino fundamental de uma escola do município de Barreira-Ceará. O percurso metodológico deste trabalho foi realizado por meio de uma abordagem qualitativa, de modo que a proximidade com a realidade aconteceu pela aplicação de uma prática experimental para os professores de ciências e aplicação de questionários aos mesmos. Dentre os resultados da pesquisa, constatamos uma grande problemática no que se refere à falta de formação adequada e especializada dos professores, para atuarem com Aulas Experimentais. Essa lacuna na formação dos professores, contribuem para que essa aulas práticas sejam pouco utilizadas dentro de sala de aula, acarretando assim o não favorecimento de um ensino por investigação, nem no desenvolvimento de aulas experimentais no currículo escolar e dentro de sala de aula, prejudicando o processo de aquisição e de assimilação de novos conhecimentos que aprimorem o processo de ensino e aprendizagem dos discentes. Por fim, averiguamos que o Ensino Experimental é uma estratégia de ensino viável e eficiente para ser desenvolvida por professores nas aulas de Ciências. No entanto, é necessário que se tenha mais incentivos e investimentos para construção de laboratórios de ciências, para o desenvolvimento de Aulas Experimentais e aprimoramento do ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Aulas Experimentais | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.title | Aula experimental: uma experiência em uma escola de ensino fundamental do município de Barreira-CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CECILIA MARIA LIMA SILVA.pdf | 2021_mono_csilva.pdf | 756,61 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.