Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6380
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santana, Cícera Patrícia Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-17T15:31:17Z | - |
dc.date.available | 2025-03-17T15:31:17Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
dc.identifier.citation | SANTANA, C. P. A. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6380 | - |
dc.description | SANTANA, Cícera Patrícia Alves. A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências em uma escola pública de Fortaleza - CE. 2021, 55f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Visando a dificuldade que muitos alunos têm em compreender os diversos conteúdos de Ciências, assim como os professores de ministrar esses conteúdos, este trabalho tem como objetivo levar alternativas de ensino para a sala de aula com intuito de poder minimizar essas dificuldades, contribuir com o processo de ensino-aprendizagem e mostrar aos alunos o quanto a Ciências é importante e interessante de aprender. Para tanto, trabalhou-se com os estudantes do nono ano do ensino fundamental da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Deputado Paulino Rocha, pertencente à rede pública de ensino do Estado do Ceará, um jogo didático para auxiliar nas aulas de Ciência, o “Bingo Periódico”, o qual explorou os conhecimentos sobre tabela periódica. Este jogo utilizou a atividade lúdica, a dinâmica e o divertimento, proporcionando para os alunos, o aprender através da brincadeira. Para analisar se os estudantes gostaram da atividade e se ela teve importância para eles, foi aplicado uma avaliação. Os resultados obtidos através da avaliação demostram que os jogos melhoram o processo de ensino-aprendizagem e que os alunos perceberam que podem aprender de forma diferenciada e dinâmica. Constatou-se que o jogo didático é uma ferramenta importante que pode ser utilizado em sala de aula, podendo ainda ser adaptado conforme a criatividade e a necessidade do professor. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos Didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Alternativa de Ensino | pt_BR |
dc.title | A utilização de jogos didáticos no ensino de Ciências em uma escola pública de Fortaleza - CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CÍCERA PATRÍCIA ALVES SANTANA.PDF | 2021_mono_csantana.pdf | 2,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.