Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Fabricia Barbosa-
dc.date.accessioned2025-03-18T15:26:29Z-
dc.date.available2025-03-18T15:26:29Z-
dc.date.issued2021-12-18-
dc.identifier.citationSILVA, F. B. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6390-
dc.descriptionSILVA, Fabricia Barbosa. Aulas de Ciências no Ensino Fundamental II: A Cultura Maker X Laboratórios de Ciências. 2021, 19f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractAtualmente, a internet passou a ser uma ferramenta indispensável na vida das pessoas de modo geral, isso se dá pelo acesso rápido e fácil às informações, pela diversidade e conteúdo do interesse de cada indivíduo. A cultura Maker tem como objetivo: a mão na massa, possibilitando a invenção, a solução de problemas bem como o desenvolvimento de diversas habilidades; onde criar, modificar ou construir algum objeto é o foco. Diante do avanço da tecnologia, faz-se necessário que o núcleo gestor e os professores busquem inserir o movimento Maker (ou mão na massa) inovando, assim, a forma de ministrar seus conteúdos em sala de aula. As escolas precisam transformar seus espaços possibilitando tais práticas, com o objetivo do desenvolvimento integral dos alunos, favorecendo a construção e exploração da criatividade individual dos seus estudantes. Portanto, é muito importante que as escolas públicas do ensino fundamental II tenham seus laboratórios de ciências, buscando aliar a tecnologia à educação por ser uma alternativa potencialmente eficiente para a aprendizagem e para a realidade social. O presente artigo teve como objetivo analisar como a cultura Maker pode impactar na educação dos alunos do ensino fundamental II. A pesquisa foi desenvolvida de forma exploratória e qualitativa em uma escola pública do município de Aracati-CE, na qual foi desenvolvida uma atividade que trabalhava a Gaiola de Faraday com materiais simples e com a atuação dos alunos. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com dez (10) perguntas fechadas para apresentar resultados sobre o tema proposto. Concluiu-se que a proposta da cultura Maker em sala de aula auxilia na aprendizagem dos conteúdos escolares de ciências, havendo um maior interesse por parte dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura Makerpt_BR
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.titleAulas de Ciências no Ensino Fundamental II: A Cultura Maker X Laboratórios de Ciênciaspt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FABRICIA BARBOSA SILVA.pdf2021_art_fsilva.pdf601,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.