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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6392
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sousa, Francisco Antonio de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T15:41:19Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T15:41:19Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-10 | - |
dc.identifier.citation | SOUSA, F. A. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6392 | - |
dc.description | SOUSA, Francisco Antonio de. Motivação nas aulas de ciências: O perfil de professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Aracati/CE. 2021, 78f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo geral avaliar e discutir o perfil motivacional de professores da rede básica de ensino de Aracati e as correlações desse perfil com a qualidade motivacional dos discentes no processo de ensino e aprendizagem de ciências nos anos finais do ensino fundamental. As principais âncoras teóricas relacionas à Teoria da Autodeterminação e motivação para aprender, que dão sustentação a esta pesquisa, baseiam-se em Deci, Ryan (2000); Bzuneck (2010), Boruchovitch, Bzuneck, (2009); Reeve (2006); Martinelli, Bartholomeu (2007); Coelho, Vieira (2018) Boruchovitch (2008); Pizzani, Barbosa-Rinaldi, Miranda, Vieira (2016); Schwartz (2019) e entre outros. Os encaminhamentos metodológicos fundamentam-se em uma abordagem de cunho qualitativa. Os fundamentos metodológicos da natureza da pesquisa estão apoiados nas argumentações de Minayo (1993), Santos Filho e Gamboa (1997), Tozoni-Reis (2009), Richardson (2011). Assim, foi desenvolvido, neste trabalho, um estudo de caso qualitativo avaliativo, apoiado na argumentação de Fonseca (2002) e Moreira (2011). A coleta de dados foi realizada mediante as seguintes etapas: (1) aplicação de questionários com os professores, sendo utilizado o referencial de Bzuneck (2010) acerca do perfil de aula motivacional; (2) aplicação do instrumento EMADF – Escala de Motivação: Atividades Didáticas de Física (CLEMENT; CUSTÓDIO; FILHO, 2014) que foi realizada por meio do Google Forms com os alunos de 4 instituições de ensino, sendo obtido um total 121 respostas. Para o tratamento dos dados foram utilizados o referencial de Bzuneck (2010) e análise de conteúdo de Bardin (2011). Como resultados, foi possível: a) identificar o perfil motivacional dos professores, b) observar o real perfil motivacional dos discentes e como se dá a interação professor-aluno e aluno-aluno; c) compreender em termos motivacionais como os alunos se comportam frente às atividades sugeridas para o componente curricular Ciências e d) extrair categorias que indiquem os níveis de satisfação das necessidades psicológicas inatas (autonomia, pertencimento e competência) nos alunos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Motivação | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Atuação Docente | pt_BR |
dc.subject | Educação Básica | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.title | Motivação nas aulas de ciências: O perfil de professores e alunos dos anos finais do ensino fundamental no município de Aracati/CE | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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