Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6394
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorBatista, Francisco Jocélio-
dc.date.accessioned2025-03-18T16:01:35Z-
dc.date.available2025-03-18T16:01:35Z-
dc.date.issued2022-01-07-
dc.identifier.citationBATISTA, F. J. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6394-
dc.descriptionBATISTA, Francisco Jocélio. Contribuições formativas em oficinas pedagógicas para o ensino de ciências em duas escolas públicas municipais da cidade de Baturité/Ceará. 2022, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractOs materiais didáticos produzidos por professores de ciências podem contribuir para aprendizagem dos alunos, tornando-os os mais criativos, inovadores e críticos, ao perceber em suas experiências vividas e estabelecidas pelo sistema de Ensino ou pelas suas próprias estratégias metodológicas tradicionais o professor deve agora se preocupar em rever sua postura e construir formas que possibilitem a transformação de suas práticas. A busca de professores por formações que se adequem as suas rotinas estão cada vez mais sendo procuradas, assim surgem como forma de contribuir no processo formativo do professor de Ciências as oficinas pedagógicas. Esta pesquisa tem como objetivo investigar as transformações procedimentais e formativas de professores de Ciências geradas pela utilização de matérias didáticos produzidos em espaços de comunicação coletiva por meio de oficinas pedagógicas compondo atividades estratégicas que intensifiquem a pratica docente no processo de construção da aprendizagem. A pesquisa teve durabilidade de seis meses a contar do segundo semestre do ano de 2021, seguindo a seguintes caminhos da pesquisa, temos : questionário estruturado, oficinas pedagógicas, aplicabilidade nas salas de aulas e entrevistas com alunos e professores, assim esses dados precisam ser analisados e refletidos de forma crítica para contribuir melhor com as metodologias desenvolvidas. Compreendesse que diante da realidade vivenciada nas salas de aula é primordial a utilização de materiais didáticos na área de Ciências da natureza, principalmente quando se é construído em espaços de convivência, como é o caso das oficinas pedagógicas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos Pedagógicospt_BR
dc.subjectModelos Didáticospt_BR
dc.subjectFormação de Professorespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.subjectDepoimentospt_BR
dc.subjectExperiências Vividaspt_BR
dc.titleContribuições formativas em oficinas pedagógicas para o ensino de ciências em duas escolas públicas municipais da cidade de Baturité/Cearápt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCISCO JOCÉLIO BATISTA .pdf2022_art_fbatista.pdf418,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.