Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6395
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorHolanda, Francy Neuma Araújo-
dc.date.accessioned2025-03-18T16:08:58Z-
dc.date.available2025-03-18T16:08:58Z-
dc.date.issued2021-12-16-
dc.identifier.citationHOLANDA, F. N. A. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6395-
dc.descriptionHOLANDA, Francy Neuma Araújo. Olimpíada brasileira de astronomia e astronáutica-oba: Uma Ferramenta para o Estudo da Astronomia no Ensino Fundamental II. 2021, 16f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata-se de uma pesquisa-ação que objetiva apresentar um relato de experiência com a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), sendo essa uma ferramenta para inserção da Astronomia no Ensino Fundamental II. A OBA é um evento científico, realizado anualmente, desde 1998, com o objetivo ampliar as possibilidades de desenvolvimento da Ciência e incluir o Brasil em um evento científico-educacional de nível internacional. Considerando a proposta do Projeto Político do Curso de Especialização Ciência é Dez, da UNILAB, que tem como eixos temáticos Vida, Universo, Ambiente e Tecnologia, o eixo Universo foi associado ao interesse e planejamento da OBA na Escola onde a autora atua, transformando esta vivência no objeto central deste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Para isso, o trabalho apresenta, em seu desenvolvimento, as ações executadas ao longo das atividades desenvolvidas nas turmas do Ensino Fundamental II, no Colégio Antônio Araripe, no município de Tauá, interior do estado do Ceará. O desenvolvimento do trabalho foi dividido em 3 etapas: 1. Preparação para a OBA; 2. A aplicação da prova e 3. O curso de formação de professores da OBA. Ao vivenciar todo o processo de desenvolvimento do trabalho com a 24a OBA, foi percebido que grandes foram as contribuições desta ferramenta para os que fazem a comunidade escolar do colégio Antônio Araripe, gerando maiores autonomia, participação, interesse, comprometimento, amadurecimento e motivação em todos os envolvidos. Essa é uma ação transformadora que mostra que a inserção do ensino da Astronomia nas escolas pode ser feita com atividades devidamente planejadas e a OBA pode ser uma ferramenta articuladora para isso.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Astronomiapt_BR
dc.subjectOBApt_BR
dc.subjectEspecialização “Ciência é 10!”pt_BR
dc.titleOlimpíada brasileira de astronomia e astronáutica-oba: Uma Ferramenta para o Estudo da Astronomia no Ensino Fundamental II.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCY NEUMA ARAÚJO HOLANDA.pdf2021_art_fholanda.pdf413,74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.