Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6396
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fontenele, Gilson Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T16:16:05Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T16:16:05Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-07 | - |
dc.identifier.citation | FONTENELE, G. A. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6396 | - |
dc.description | FONTENELE, Gilson Araújo. Sequência didática: A utilização de histórias em quadrinho como ferramenta lúdica para o ensino do sistema solar. 2021, 14f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sequência Didática (SD) trata-se de um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que têm um princípio e um fim conhecidos tanto pelos professores como pelos alunos. Desta forma, o presente estudo tem como objetivo geral apresentar uma SD abordando a temática do Sistema Solar em sala de aula. O público-alvo são alunos da 6a série do Ensino Fundamental dos anos finais. A SD é aplicada com o auxílio de instrumentos mais atrativos e lúdicos do que uma aula expositiva tradicional, com o intuito de reforçar o processo de aprendizagem dos alunos e despertar o interesse pela temática através de leituras, pesquisas investigativas, produção de materiais didáticos, debates etc. No presente trabalho se utilizou, na construção da SD, a leitura e a produção de uma História em Quadrinho – HQ. A proposta de SD aqui apresentada pretende promover reflexões sobre a formação de professores de Ciências do Ensino Fundamental – Anos Finais, gerando conhecimentos e metodologias ativas para processos de aprendizagem mais significativos. Considera-se também que utilizar as tecnologias digitais como forma de auxiliar o professor em sua prática docente traz benefícios, especialmente em um período de pandemia. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Sequência Didática | pt_BR |
dc.subject | Sistema Solar | pt_BR |
dc.title | Sequência didática: A utilização de histórias em quadrinho como ferramenta lúdica para o ensino do sistema solar | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GILSON ARAÚJO FONTENELE .pdf | 2021_art_gfontenele.pdf | 698,42 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.