Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6398
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMiranda, João Moreira de-
dc.date.accessioned2025-03-18T16:30:40Z-
dc.date.available2025-03-18T16:30:40Z-
dc.date.issued2022-01-07-
dc.identifier.citationMIRANDA, J. M. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6398-
dc.descriptionMIRANDA, João Moreira de. Obra cinematográfica e ciências: O que há de ficção e conhecimentos científicos no filme Jurassic Park – Parque dos dinossauros (1993). 2022, 33f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação no Brasil, assim como em quase todo mundo, já enfrentava grandes desafios, como a infraestrutura das escolas públicas, as atribuições excessivas (além das pedagógicas) e o desinteresse dos alunos, e com a pandemia, essa situação se agravou ainda mais. Por isso, nesse momento adverso que estamos passando, precisamos encontrar meios de solucionar, ou mitigar, alguns dos problemas que estamos vivenciando. Por tudo isso, observamos a necessidade da utilização de estratégias complementares nas aulas de Ciências, durante esse período de aulas remotas. Daí, a importância desse trabalho de utilizar a obra cinematográfica Jurassic Park – Parque dos Dinossauros (1993) como apoio pedagógico nas aulas de Ciências dos 9o anos, pretendendo identificar o que é cientifico e o que é ficção, observando seus reflexos na compreensão dos conteúdos orientados. Isso tudo, através do método de pesquisa qualitativa, baseada no pensamento reflexivo-investigativo, respaldada pela análise de dados coletados por um questionário, elaborado a partir de um plano de aula no qual o objeto de estudo se faz parte. A observação da obra cinematográfica citada acima, com a mediação do professor, os alunos passaram a ver o filme de “outra forma”, ou seja, pelo fato do filme proporcionar diversão e aprendizado, eles passam a enxergar a Ciência, onde antes pensavam que só havia o entretenimento. Outro resultado obtido é que com essa estratégia, conseguimos observar uma aceitação maior dos discentes nos conteúdos de citologia, genética e sistemática, ministrados nas disciplinas de Ciências da Natureza, nas turmas de nonos anos do ensino fundamental da escola Dalva Pontes da Rocha no município de Caucaia-CE.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDivulgação científicapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectFilmespt_BR
dc.subjectLetramento científicopt_BR
dc.titleObra cinematográfica e ciências: O que há de ficção e conhecimentos científicos no filme Jurassic Park – Parque dos dinossauros (1993).pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JOÃO MOREIRA DE MIRANDA .pdf2022_mono_jmiranda.pdf988,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.