Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6400
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Monteiro, Kathelly da Silva Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T16:48:55Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T16:48:55Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
dc.identifier.citation | MONTEIRO, K. S. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6400 | - |
dc.description | MONTEIRO, Kathelly da Silva Alves. A importância da implantação do laboratório itinerante para o ensino e aprendizagem de Ciências nas escolas remotas no município de Barreira 6° ao 9° ano. 2022, 44f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente, os professores de Ciências têm encontrado muitos desafios em seu caminho como por exemplo, a evasão, a dificuldade de atenção dos alunos nas aulas e a necessidade da implementação de novas metodologias para transmitir o conteúdo de forma clara e compreensível, tendo em vista que os estudantes recebem constantemente, uma chuva de informações e novas tecnologias e pensando em ajudar tanto os alunos quanto os professores, foi elaborado este trabalho que tem por título “A implantação do laboratório itinerante para o ensino e aprendizagem de ciências nas aulas remotas no município de Barreira”. O trabalho tem como objetivo principal analisar as principais dificuldades enfrentadas no ensino e aprendizagem de ciências no município de Barreira com relação às aulas remotas. A proposta também visa a criação de um laboratório itinetrante com o uso de ferramentas de baixo custo com potencial lúdico e promoção de uma interação entre escolas, família e universidade. O desenvolvimento deste trabalho se dá em 3 etapas, que vai desde escolher uma escola e turma piloto, apresentar o mesmo, ministrar as aulas, elaborar e aplicar formulários à sistematizar todos os dados. Os resultados apontam os desafios que os professores e alunos enfrentam na realização das aulas remotas e a necessidade de um planejamento com ações educativas abrangendo atividades diversificadas e práticas investigativas em prol da formação dos alunos com mais qualidade. Destaca-se aqui a importância do trabalho coletivo, pois também tivemos a parceria da superintendência municipal de Barreira -CE da área das Ciências da Natureza. Concluímos que o ensino de Ciências é um trabalho difícil, que mesmo com a escassez de laboratórios físicos é possível proporcionar um ensino de qualidade, que a implantação de um laboratório de baixo custo pode proporcionar aulas que aumentem o engajamento tendo em vista a receptividade dos alunos, portanto, mostra-se cada vez mais necessário ressignificar nossas práticas educacionais. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Laboratório Itinerante | pt_BR |
dc.subject | Ensino Remoto | pt_BR |
dc.subject | Experimentos | pt_BR |
dc.subject | Lúdico | pt_BR |
dc.subject | Formação | pt_BR |
dc.subject | Ressignificado | pt_BR |
dc.title | A importância da implantação do laboratório itinerante para o ensino e aprendizagem de Ciências nas escolas remotas no município de Barreira 6° ao 9° ano | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KATHELLY DA SILVA ALVES MONTEIRO .pdf | 2022_mono_kmonteiro.pdf | 1,42 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.