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dc.contributor.authorLima, Marcos Wanderley de-
dc.date.accessioned2025-03-18T17:15:37Z-
dc.date.available2025-03-18T17:15:37Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationLIMA, M. W. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6403-
dc.descriptionLIMA, Marcos Wanderley de. O emprego de metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza em escolas municipais de Pacatuba-CE em meio ao período pandêmico da covid-19. 2021, 21f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractDiante da necessidade de continuidade do processo educativo e ao mesmo tempo despertar novas formas de pensar a educação, em especial àquelas voltadas às metodologias empregadas, seja na forma presencial ou híbrida, o presente artigo visa descrever a utilização de metodologias ativas de aprendizagem e as tecnologias digitais adotadas pelos professores da Rede Pública de Ensino do Município de Pacatuba, Estado do Ceará, em um período marcado pela Pandemia do Covid-19. Embora, na teoria, existam diferentes meios na aplicação de metodologias que saiam do tradicionalismo educacional, onde o professor continua sendo detentor da aplicação e manifestação do conhecimento, os espaços escolares não apresentam estrutura ou diversificação de materiais que possam ser utilizados pelo professor, muito menos pelos alunos, sejam eles físicos ou virtuais. E em meio a um cenário de incertezas e dificuldades enfrentadas por professores e alunos, coube, a escolas e professores a elaboração de estratégias e adoção das chamadas metodologias ativas e investigativas, sendo este um processo que requer um reconhecimento das práticas de métodos ativos por meio da formação docente, conhecimento de materiais e a necessidade de espaços e meios que facilitem a aplicação dos objetos de conhecimento. Na pandemia, transformou-se o modelo clássico de sala de aula, num ambiente virtual, onde professores e alunos tiveram que se adaptar às tecnologias e ferramentas digitais que auxiliassem na administração e exposição dos conteúdos, assim como, a proposta de criar um ambiente propício à utilização de metodologias que atendessem as necessidades da chamada aprendizagem significativa. Como método de pesquisa, foram descritas atividades realizadas conjunto aos alunos e, por meio da aplicação de questionários, coletou-se informações sobre a forma como professores de ciências da natureza desenvolveram suas atividades, as metodologias ativas e ferramentas digitais adotadas e o modo encontrado para se comunicar com os alunos. Estes fatos se evidenciam a partir da análise das narrativas de professores e alunos expostas no questionário e nas práticas observadas ao longo do biênio letivo de 2020 e 2021.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.titleO emprego de metodologias ativas de aprendizagem e o uso de tecnologias digitais no ensino de ciências da natureza em escolas municipais de Pacatuba-CE em meio ao período pandêmico da covid-19pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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