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dc.contributor.authorBarbosa, Maria Karine Rocha-
dc.date.accessioned2025-03-18T17:43:53Z-
dc.date.available2025-03-18T17:43:53Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.identifier.citationBARBOSA, M. K. R. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6406-
dc.descriptionBARBOSA, Maria Karine Rocha. Utilizando materiais de baixo custo para estudar óptica geométrica a partir das fases da lua. 2021, 21f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO ensino de ciências encontra-se em um processo de ressignificação, onde deve-se proporcionar atividades educacionais mais significativas, fazendo uso de métodos e técnicas de ensino e diversificadas. Neste sentido, o estudo aqui apresentado tem como escopo a utilização de materiais de baixo custo para o desenvolvimento de aulas que trabalham óptica geométrica a partir das fases da lua, que oportuniza a implementação de interdisciplinaridade de aulas que trabalham a física, matemática e astronomia. Vislumbra-se como problemática geral já instalada nas escolas públicas brasileiras as dificuldades de aulas experimentais por falta de laboratórios de ciências. Dessa forma, procurou-se mostrar que as metodologias e técnicas adotadas para abordar a temática em estudo são eficazes e significativa para o ensino e aprendizagem dos discentes. Em face de tal problemática, este trabalho mostra fortes indícios de que a utilização de materiais de baixo custo soa como uma alternativa de possível solução para problemas existentes no cotidiano escolar. Inclusive na física e as demais disciplinas citadas. Portanto, a presença desses materiais no ensino no fundamental II, torna- se importante estimulando o raciocínio lógico-cognitivo e uma aprendizagem objetiva a partir da realidade de cada aprendente. Esta pesquisa é de abordagem qualitativa e primou pela pesquisa-ação, tentando superar a lacuna entre teoria e prática. O lócus deste estudo foi uma escola da rede municipal de Redenção-CE e os sujeitos são os alunos do 8o ano. Foi possível observar que a proposta da utilização de materiais de baixo custo no ensino de ciências no que tange ao tema em estudo é fator significativo para o processo de ensino e aprendizado dos discentes, pois, possibilitou protagonismo, autocontrole, novas estratégias e aulas mais dinâmicas através da inserção de laboratórios móveis, tornando assim teoria e prática aliadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFases da luapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectMateriais de baixo custopt_BR
dc.subjectÓptica geométricapt_BR
dc.titleUtilizando materiais de baixo custo para estudar óptica geométrica a partir das fases da luapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

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