Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6421
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFreitas, Nairys Costa de-
dc.date.accessioned2025-03-18T19:38:20Z-
dc.date.available2025-03-18T19:38:20Z-
dc.date.issued2021-12-22-
dc.identifier.citationFREITAS, N. C. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6421-
dc.descriptionFREITAS, Nairys Costa de. O ensino do efeito estufa como estratégia de enculturação científica nos anos finais do ensino fundamental. 2021, 43f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO efeito estufa é um assunto comum na Astronomia, pois a maioria dos planetas que possui atmosfera experimenta alguma elevação de temperatura em sua superfície dividida ao efeito de acobertamento pela atmosfera. O presente trabalho registra e analisa a possibilidade de inclusão da Astronomia, em específico o tema efeito estufa, como ferramenta no ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental através de meios formais e não formais de divulgação científica. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, localizada na cidade de Maracanaú – Ceará, tendo como objetivo apresentar uma proposta de intervenção explicando as implicações da intensificação do efeito estufa no planeta Terra e comparar com o mesmo fenômeno no planeta Vênus. Os procedimentos metodológicos utilizados uniram a pesquisa às ações práticas em sala de aula, incluindo em sua abordagem ações pedagógicas que influenciaram substancialmente nos resultados da pesquisa, os quais estão fundamentados em três etapas. A primeira etapa foi realizada uma pesquisa, objetivando investigar o grau de aproximação dos alunos com a Astronomia; na segunda etapa foi realizada uma intervenção pedagógica, a fim de unir os meios formais e não formais de ensino de Ciências e Astronomia para explicar o fenômeno do efeito estufa no planeta Terra e demais planetas do Sistema Solar; a terceira etapa culminou na realização de um experimento e atividade. Diante da análise do questionário, é notório que o ensino de Ciências ainda está seguindo métodos tradicionais, tendo ausência da contextualização da Ciência por meio de conteúdos que envolvem Astronomia, sendo que existe a importância do vínculo da Ciência com as concepções modernas da educação. Deste modo, a atividade final possibilitou a observação de uma melhora significativa da percepção dos estudantes sobre Astronomia e suas implicações na Ciência estudada na escola.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Astronomiapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectEnculturação científicapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEfeito estufapt_BR
dc.titleO ensino do efeito estufa como estratégia de enculturação científica nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
NAIRYS COSTA DE FREITAS .pdf2021_mono_nfreitas.pdf813,14 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.