Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6421
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Nairys Costa de | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T19:38:20Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T19:38:20Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-22 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, N. C. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6421 | - |
dc.description | FREITAS, Nairys Costa de. O ensino do efeito estufa como estratégia de enculturação científica nos anos finais do ensino fundamental. 2021, 43f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | O efeito estufa é um assunto comum na Astronomia, pois a maioria dos planetas que possui atmosfera experimenta alguma elevação de temperatura em sua superfície dividida ao efeito de acobertamento pela atmosfera. O presente trabalho registra e analisa a possibilidade de inclusão da Astronomia, em específico o tema efeito estufa, como ferramenta no ensino de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental através de meios formais e não formais de divulgação científica. A pesquisa foi realizada em uma escola de Ensino Fundamental da Secretaria Municipal de Educação, localizada na cidade de Maracanaú – Ceará, tendo como objetivo apresentar uma proposta de intervenção explicando as implicações da intensificação do efeito estufa no planeta Terra e comparar com o mesmo fenômeno no planeta Vênus. Os procedimentos metodológicos utilizados uniram a pesquisa às ações práticas em sala de aula, incluindo em sua abordagem ações pedagógicas que influenciaram substancialmente nos resultados da pesquisa, os quais estão fundamentados em três etapas. A primeira etapa foi realizada uma pesquisa, objetivando investigar o grau de aproximação dos alunos com a Astronomia; na segunda etapa foi realizada uma intervenção pedagógica, a fim de unir os meios formais e não formais de ensino de Ciências e Astronomia para explicar o fenômeno do efeito estufa no planeta Terra e demais planetas do Sistema Solar; a terceira etapa culminou na realização de um experimento e atividade. Diante da análise do questionário, é notório que o ensino de Ciências ainda está seguindo métodos tradicionais, tendo ausência da contextualização da Ciência por meio de conteúdos que envolvem Astronomia, sendo que existe a importância do vínculo da Ciência com as concepções modernas da educação. Deste modo, a atividade final possibilitou a observação de uma melhora significativa da percepção dos estudantes sobre Astronomia e suas implicações na Ciência estudada na escola. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Astronomia | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Enculturação científica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Efeito estufa | pt_BR |
dc.title | O ensino do efeito estufa como estratégia de enculturação científica nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NAIRYS COSTA DE FREITAS .pdf | 2021_mono_nfreitas.pdf | 813,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.