Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6426
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCruz, Roberto da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-20T11:42:22Z-
dc.date.available2025-03-20T11:42:22Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.identifier.citationCRUZ, R. S. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6426-
dc.descriptionCRUZ, Roberto da Silva. Uma Sequência Didática Sobre os Estados Físicos da Matéria no Ensino Remoto. 2021, 27f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractExiste uma lacuna educacional e a necessidade de testar aulas práticas através dessa modalidade de ensino, em que o professor se dispõe a realizar o experimento em sua residência a título de segurança. Este trabalho tem o objetivo de apresentar uma metodologia de ensino com base na investigação científica sob a perspectiva da Alfabetização Científica. A referida atividade foi aplicada em uma escola de Ensino Fundamental do município de Fortaleza, a qual foi encontrou planejada e posteriormente realizada em uma aula de Ciências na modalidade remota. A estratégia de ensino utilizada foi de uma aula teórico-prática na modalidade remota, a qual encontrava-se coerente ao atual momento vivenciando (pandemia). A aula se utilizou da ferramenta tecnológica por videoconferência (Google Meet) e de material próprio para a execução da referida prática (velas, fósforo, colher de sopa e um estilete). Os resultados da pesquisa foram satisfatórios, haja vista que conseguiu identificar através dos dados que se obteve alguns pontos positivos relacionados á utilização de aulas teórico-prática, que poderão servir como base de estudos para fins de melhorias futuras na área de ensino a distância. A proposta de aula na modalidade remota mostrou-se ousada e interessante, uma vez que, promove a unificação de técnicas de ensino (Alfabetização Científica) atrelado ao trabalho remoto e as práticas experimentais do Ensino de Ciências por investigação Justificou-se a aplicação desta aula, levando-se em consideração a real necessidade de se ter uma atividade que fomentasse não somente o conhecimento teórico, mas que possibilitasse sua realização através de recursos didáticos aos quais se mostraram convenientes a nossa atual sociedade crítica e pensante, contribuindo para o pleno desenvolvimento dos alunos.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectMatériapt_BR
dc.subjectModalidade Remotapt_BR
dc.titleUma Sequência Didática Sobre os Estados Físicos da Matéria no Ensino Remotopt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece nas coleções:Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTO DA SILVA CRUZ.pdf2021_art_rcruz.pdf795,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.