Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Rodrigo Jacinto | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T12:04:42Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T12:04:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-15 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, R. J. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6428 | - |
dc.description | SOARES, Rodrigo Jacinto. O caminho das águas no semiárido: abordagem principais formas de armazenamento e preservação dos recursos hídricos aplicado no ensino de ciências. 2021, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A água é um recurso natural indispensável para a vida na terra constituindo quase toda matéria, componente fundamental para os organismos vivos, insumo indispensável para o desenvolvimento de uma região, em especial regiões onde muitas vezes a ausência desse recurso é frequente. A água tem seu movimento organizado em ciclos, o que caracteriza o ciclo hidrológico, onde ela caminha numa mudança de estado e passando por várias fases até voltar para a superfície da terra, até mesmo abaixo da superfície ocupando espaços no subsolo. O presente trabalho teve como objeto de estudo o ciclo hidrológico, sua ocorrência e importância, com ênfase no semiárido brasileiro, objetivando conhecer os conceitos sobre o ciclo da água, analisar as formas de armazenamento da água e sua preservação, além de buscar uma conscientização para o uso racional e sustentável dos recursos hídricos. O trabalho desenvolveu-se com os alunos do 6o ano do ensino fundamental da EEF Isaias Cândido Rodrigues no distrito de Guassussê, zona rural do município de Orós-CE. A metodologia baseou-se em um diagnóstico dos alunos sobre o tema, analisando-se seu conhecimento prévio, aplicação contextualizada numa aula de campo no entorno da comunidade e um questionário avaliativo para medir o nível de aprendizado durante a realização da pesquisa. Verificou-se o avanço no que diz respeito a aprendizagem do conteúdo abordado de forma contextualizada, uma visão mais ampla para com a região que estão inseridos, bem como uma reflexão sobre a água e o ciclo hidrológico, armazenamento, preservação e sua importância para o semiárido. Assim destaca-se as metodologias ativas como alternativa para o ensino de ciências investigativo e contextualizados como forma de melhora no ensino-aprendizado. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ciclo da água | pt_BR |
dc.subject | Semiárido | pt_BR |
dc.subject | Aula de campo | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.title | O caminho das águas no semiárido: abordagem principais formas de armazenamento e preservação dos recursos hídricos aplicado no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
RODRIGO JACINTO SOARES.pdf | 2021_art_rsoares.pdf | 1,46 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.