Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6430
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorAlmeida, Samira Lopes de-
dc.date.accessioned2025-03-20T12:23:56Z-
dc.date.available2025-03-20T12:23:56Z-
dc.date.issued2021-12-09-
dc.identifier.citationALMEIDA, S. L. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6430-
dc.descriptionALMEIDA, Samira Lopes de. Desenvolvimento da perspectiva CTSA por meio de uma sequência didática a partir do tema desaparecimento das espécies e o papel da biotecnologia. 2021, 51f. Monografia - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA perspectiva Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA) aplicada ao ensino de ciências, visa o desenvolvimento do ensino de modo que o aluno possa compreender as relações entre essas quatro áreas, bem como compreender suas relações de modo crítico, aplicando conhecimentos para a resolução de problemas que afetam a sociedade. Entre um dos problemas ambientais que vêm ocorrendo de modo crescente, destaca-se o aumento do desaparecimento de espécies animais, ocasionado principalmente por ações antrópicas. Diante disso, a utilização de técnicas de Biotecnologia da reprodução tem sido uma aliada na preservação de espécies animais que correm o risco de extinção. Observa-se que é importante o desenvolvimento de aulas de modo que os alunos compreendam relações entre áreas diversas e de um ensino que proporcione ao aluno aulas que facilitem essa compreensão, como é o caso da utilização de sequências didáticas como metodologia. Portanto, este trabalho teve como objetivo analisar a percepção dos alunos a respeito da Biotecnologia e desenvolver uma sequência didática com foco na abordagem CTSA a partir do tema Desaparecimento das espécies e o papel da Biotecnologia em uma turma do 8° ano do ensino fundamental II, por meio de uma sequência didática e da utilização de dois questionários (pré teste) e (pós teste) como forma de avaliação dos conhecimentos prévios sobre Biotecnologia e por parte dos alunos e da aplicação da SD, respectivamente, no qual seis alunos participaram e responderam ao dois questionários. Os resultados do questionário pré-teste demonstraram que os alunos não apresentavam concepções prévias acerca do tema Biotecnologia e de suas aplicações, mas a partir do desenvolvimento da sequência didática, eles puderam compreender melhor sobre o tema, bem como analisaram os assuntos abordados de forma crítica. Com base nas respostas do questionário pós teste avaliação da sequência didática, os alunos indicaram que a SD foi uma metodologia bem avaliada por parte dos estudantes, que também indicaram que conseguiram compreender a relação de diferentes áreas, como a Biotecnologia, reprodução e o desaparecimento das espécies animais. Portanto, considera-se que através da sequência didática pode ser desenvolvida a perspectiva CTSA com os alunos dos anos finais do ensino fundamental e que representa uma boa ferramenta para o ensino de ciências e o debate de temas como o abordado nesta pesquisa.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectBiotecnologiapt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleDesenvolvimento da perspectiva CTSA por meio de uma sequência didática a partir do tema desaparecimento das espécies e o papel da biotecnologiapt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SAMIRA LOPES DE ALMEIDA .pdf2021_mono_salmeida.pdf542,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.