Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6435
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Vivianne Carneiro Girão | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T13:12:12Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T13:12:12Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-18 | - |
dc.identifier.citation | VIANA, V. C. G. (2021) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6435 | - |
dc.description | VIANA, Vivianne Carneiro Girão. Ensino híbrido x ensino presencial: relato de experiência, estratégias de ensino na modalidade de ciências. 2021, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho teve como foco a experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em diferentes modalidades, presencial e remoto. A pesquisa foi aplicada nos anos finais do ensino fundamental da Educação Básica, na Escola João Perboyre Teófilo Girão, situada na cidade de Ibicuitinga, Ceará, em turma multisseriada de oitavo e nono ano. A princípio foi feito um estudo conceitual, segundo alguns autores, dos diferentes enfoques dados à experimentação, trazendo um comparativo entre a experimentação ilustrativa, experimentação investigativa e problematizadora. Posteriormente foi feita uma análise da contribuição da experimentação como processo de ensino aprendizagem dessa disciplina. Tendo como objetivo analisar as principais dificuldades no ensino de ciências, bem como fortalecer o uso da ferramenta de experimentação com uso de recursos alternativos e ambientes virtuais (plataforma PhET), na prática para compreendê-las como um artefato pedagógico capaz de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho traz um relato de diferentes vivências com a escola rural em que foi desenvolvidas atividades com sete alunos de oitavo ano e quatro alunos de nono ano, diante do contexto de pandemia e dificuldades cotidianas escolares. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagens | pt_BR |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_BR |
dc.title | Ensino híbrido x ensino presencial: relato de experiência, estratégias de ensino na modalidade de ciências. | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VIVIANNE CARNEIRO GIRÃO VIANA.PDF | 2021_mono_vviana.pdf | 403,76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.