Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6435
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorViana, Vivianne Carneiro Girão-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:12:12Z-
dc.date.available2025-03-20T13:12:12Z-
dc.date.issued2021-12-18-
dc.identifier.citationVIANA, V. C. G. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6435-
dc.descriptionVIANA, Vivianne Carneiro Girão. Ensino híbrido x ensino presencial: relato de experiência, estratégias de ensino na modalidade de ciências. 2021, 25f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEsse trabalho teve como foco a experimentação como ferramenta pedagógica para o ensino de Ciências em diferentes modalidades, presencial e remoto. A pesquisa foi aplicada nos anos finais do ensino fundamental da Educação Básica, na Escola João Perboyre Teófilo Girão, situada na cidade de Ibicuitinga, Ceará, em turma multisseriada de oitavo e nono ano. A princípio foi feito um estudo conceitual, segundo alguns autores, dos diferentes enfoques dados à experimentação, trazendo um comparativo entre a experimentação ilustrativa, experimentação investigativa e problematizadora. Posteriormente foi feita uma análise da contribuição da experimentação como processo de ensino aprendizagem dessa disciplina. Tendo como objetivo analisar as principais dificuldades no ensino de ciências, bem como fortalecer o uso da ferramenta de experimentação com uso de recursos alternativos e ambientes virtuais (plataforma PhET), na prática para compreendê-las como um artefato pedagógico capaz de contribuir para o processo de ensino-aprendizagem. Esse trabalho traz um relato de diferentes vivências com a escola rural em que foi desenvolvidas atividades com sete alunos de oitavo ano e quatro alunos de nono ano, diante do contexto de pandemia e dificuldades cotidianas escolares.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagenspt_BR
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.titleEnsino híbrido x ensino presencial: relato de experiência, estratégias de ensino na modalidade de ciências.pt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografias - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VIVIANNE CARNEIRO GIRÃO VIANA.PDF2021_mono_vviana.pdf403,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.