Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6436Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Sousa, José Everlan Abreu de | - |
| dc.date.accessioned | 2025-03-20T13:26:14Z | - |
| dc.date.available | 2025-03-20T13:26:14Z | - |
| dc.date.issued | 2022-01-07 | - |
| dc.identifier.citation | SOUSA, J. E. A. (2022) | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6436 | - |
| dc.description | SOUSA, José Everlan Abreu de. O uso de maquetes para o ensino-aprendizagem do sistema respiratório em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. 2022, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
| dc.description.abstract | Esse presente artigo tem como objetivo analisar a importância do uso de protótipos nas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Para a construção da pesquisa foram realizadas duas oficinas práticas sobre o sistema respiratório e a construção de um modelo tridimensional com a finalidade de obter os resultados a fim de alcançar os objetivos pretendidos na pesquisa. Como forma de alcançar os objetivos traçados, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, o que ocasionou análises práticas e interação entre pesquisador e os estudantes. Nesse aspecto, o estudo foi realizado na EEF Domingos Sávio, no município de Baturité-CE, com o quantitativo de 27 alunos do 5o ano do ensino fundamental. Como conclusão, estima-se que o uso de protótipos educacionais como um instrumento pedagógico pode auxiliar no ensino- aprendizagem do sistema respiratório nas aulas de ciências, o que redimensiona as práticas e as metodologias de ensino de ciências. | pt_BR |
| dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
| dc.subject | Sistema respiratório | pt_BR |
| dc.subject | Protótipos educacionais | pt_BR |
| dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
| dc.title | O uso de maquetes para o ensino-aprendizagem do sistema respiratório em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. | pt_BR |
| dc.type | Article | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!" | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| José Everlan Abreu de Sousa.pdf | 2022_art_jsousa.pdf | 282,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.