Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6436
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorSousa, José Everlan Abreu de-
dc.date.accessioned2025-03-20T13:26:14Z-
dc.date.available2025-03-20T13:26:14Z-
dc.date.issued2022-01-07-
dc.identifier.citationSOUSA, J. E. A. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6436-
dc.descriptionSOUSA, José Everlan Abreu de. O uso de maquetes para o ensino-aprendizagem do sistema respiratório em uma turma do 5º ano do ensino fundamental. 2022, 13f. TCC - Curso de Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!", Instituto de Educação a Distância - EAD, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEsse presente artigo tem como objetivo analisar a importância do uso de protótipos nas práticas pedagógicas de ensino-aprendizagem no contexto escolar. Para a construção da pesquisa foram realizadas duas oficinas práticas sobre o sistema respiratório e a construção de um modelo tridimensional com a finalidade de obter os resultados a fim de alcançar os objetivos pretendidos na pesquisa. Como forma de alcançar os objetivos traçados, utilizou-se como metodologia a pesquisa-ação, o que ocasionou análises práticas e interação entre pesquisador e os estudantes. Nesse aspecto, o estudo foi realizado na EEF Domingos Sávio, no município de Baturité-CE, com o quantitativo de 27 alunos do 5o ano do ensino fundamental. Como conclusão, estima-se que o uso de protótipos educacionais como um instrumento pedagógico pode auxiliar no ensino- aprendizagem do sistema respiratório nas aulas de ciências, o que redimensiona as práticas e as metodologias de ensino de ciências.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSistema respiratóriopt_BR
dc.subjectProtótipos educacionaispt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleO uso de maquetes para o ensino-aprendizagem do sistema respiratório em uma turma do 5º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typeArticlept_BR
Aparece en las colecciones: Artigos - Especialização em Ensino de Ciências - Anos Finais do Ensino Fundamental "Ciência é 10!"

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
José Everlan Abreu de Sousa.pdf2022_art_jsousa.pdf282,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.