Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6438
Título: Gestão financeira de recursos públicos em uma escola pública municipal de Palmácia
Autor(es): Torres, Francisca Gecielma de Oliveira
Palavras-chave: Gestão financeira
Órgão colegiado
Programa Dinheiro Direto na Escola
Recursos públicos
Data do documento: 21-Nov-2020
Citação: TORRES, F. G. O. (2020)
Resumo: A escola dispõe de recursos financeiros para realização de seus fins, oriundos de programas federais estes preestabelecem regras e normas quanto a sua aplicação, pesquisa-se sobre gestão financeira dos recursos públicos, a fim de demonstrar o processo de gestão financeira dos recursos executados diretamente em uma escola pública no município de Palmácia-Ce no período de 2017-2019. Para tanto, é necessário relacionar as práticas de gestão financeira da escola com os princípios básicos da administração pública, identificar as fontes de recursos financeiros executados diretamente pela escola enquanto Unidade Executora e descrever os procedimentos de gestão de recursos. Realiza-se, então, uma pesquisa de abordagem descritivo-qualitativa na modalidade de um estudo de caso, por meio da pesquisa bibliográfica e documental. Verifica-se que mesmo sem capacitação específica os gestores lidam de forma positiva, buscando junto aos órgãos superiores maiores conhecimentos quanto aos procedimentos de modo a garantir a observância dos princípios constitucionais, os recursos enviando pelo Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE baseado no número de alunos é insuficiente para as demandas da escola e a gestão dos recursos atendem as normas preestabelecidas norteadas pelo princípio da participação que se dá em assembleias devidamente registradas. O que impõe a constatação de que a gestão dos recursos financeiros se dá de forma participativa e com estrita observância as regras e procedimentos preestabelecidos, mas constatou-se como pontos de melhoramento o valor dos recursos, a burocratização quanto à aplicação dos recursos e a transparência.
Descrição: TORRES, Francisca Gecielma de Oliveira. Gestão financeira de recursos públicos em uma escola pública municipal de Palmácia. 2020. 65f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Educação à Distância, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2020.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6438
Aparece nas coleções:Monografias (Administração Pública - EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA GECIELMA DE OLIVEIRA TORRES.pdf2020_mono_franctorres.pdf678,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.