Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/645
Título: Formalismo nas comunicações e práticas moderadas da burocracia como ferramenta de eficiência na administração: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior
Autor(es): Jesus, Tatiana Nascimento de
Palavras-chave: Burocracia
Formalismo
Eficiência
Data do documento: 12-Abr-2018
Citação: JESUS, T. N. (2018)
Resumo: Tendo como base uma unidade de uma universidade federal o Campus dos Malês da Unilab, este trabalho visa identificar como ocorre o formalismo nas comunicações interna da instituição e como a prática moderada da burocracia tem impacto na qualidade do serviço entregue ao usuário gerando assim a eficiência laboral. A burocracia busca tornar as instituições eficientes por excelência, baseada na racionalidade, impessoalidade e profissionalização, com padronização de comportamentos e rotinas. A abordagem e o método de investigação adotados incluem revisão teórica sobre burocracia e umas das suas características, o formalismo, complementado por uma pesquisa de campo de caráter exploratório. Os resultados foram obtidos através de um questionário. Com tais mensurações, foram identificadas ações que podem ser revistas para uma melhor gestão.
Descrição: JESUS, Tatiana Nascimento de. Formalismo nas comunicações e práticas moderadas da burocracia como ferramenta de eficiência na administração: um estudo de caso em uma instituição de ensino superior. 2018. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Gestão Pública) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, São Francisco do Conde, 2018.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/645
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_mono_tjesus.pdf458,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.