Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6453
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vieira, Adaíse Bezerra | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T13:54:28Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T13:54:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-17 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, A. B. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6453 | - |
dc.description | VIEIRA, Adaise Bezerra. Racismo: uma abordagem interdisciplinar na EEM Frei Policarpo. 2022, 39f. Projeto de Pesquisa - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Brasil é uma nação oriunda de uma diversidade de povos e culturas e, nesse contexto social e histórico,destaca-se a população negra, que totaliza cerca de 54% da nossa população total, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este trabalho teve como objetivo discutir a temática do racismo e suas consequências, tendo como elemento norteador a reflexão sobre esse tema tão relevante na realidade social e educacional. Para esse alcance, desenvolveram-se diálogos a fim de possibilitar a compreensão histórica e social e reconhecer a importância da diversidade étnico-racial na formação da sociedade brasileira. Com esse intuito, foram identificadas as influências, as contribuições, a participação e a importância da história e da cultura dos negros, além de serem apresentados argumentos que possibilitassem a desconstrução da falsa ideologia de harmonia racial, a qual camufla desigualdades estruturais. A intervenção intitulada “Racismo: uma abordagem interdisciplinar na Escola de Ensino Médio Frei Policarpo”, proporcionou reflexões e estimulou a valorização da perspectiva multicultural em um ambiente propício à exposição de opiniões e construção da criticidade, a partir de uma temática pertinente em nossa sociedade. Para a aplicação dessa proposta, optou-se pelas turmas de 1o ano do ensino médio da zona urbana, através de uma intervenção dividida em três momentos específicos: aplicação de um questionário objetivo, palestra e questionário misto objetivo/subjetivo. Levando em consideração o período pandêmico e as contribuições das tecnologias, a intervenção foi realizada totalmente a distância, por meio da utilização de ferramentas digitais. A maior parte do público avaliado demonstrou satisfação com sua cor ou raça, além de considerar não haver diferença de inteligência entre brancos e negros. Ademais, grande parte dos alunos declararam já terem presenciado ou visto na internet relatos de casos diversos de discriminação e de preconceito (direta ou indiretamente) contra indivíduos ou grupos, devido à sua etnia ou cor.Também foram analisadas uma tirinha da Mafalda e um trecho do quadrinho Jeremias Pele, através dos quais foram gerados relatos de estereótipos relacionados a pessoas negras e, dessa forma, percebeu-se que reconhecer as diversidades presentes em nosso cotidiano é o primeiro passo para estimular a valorização e busca da igualdade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Discriminação | pt_BR |
dc.subject | Preconceito | pt_BR |
dc.subject | Racismo | pt_BR |
dc.title | Racismo: uma abordagem interdisciplinar na EEM Frei Policarpo | pt_BR |
dc.type | Research project | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Projetos - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ADAÍSE BEZERRA VIEIRA.pdf | 2022_proj_avieira.pdf | 1,11 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.