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https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Vieira, Luiza Gizely Vidal | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-20T18:23:14Z | - |
dc.date.available | 2025-03-20T18:23:14Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.citation | VIEIRA, L. G. V. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6516 | - |
dc.description | VIEIRA, Luiza Gizely Vidal. A gestão democrática na escola pública: estudo de caso no CMEI Maria de Lourdes Damasceno Marques na cidade de Piquet Carneiro- CE. 2022. 58f. Monografia - Curso de Administração Pública, Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-CE, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A gestão democrática é uma temática que cresceu nas últimas décadas, responsável por transformar as instituições em locais de livre acesso e tornar a escola um espaço democrático para gestores, professores, alunos e família, com o objetivo de melhorar o ensino e garantir estudo de qualidade para toda sociedade, com diálogo, participação e igualdade, superando desafios e formando futuros cidadãos de senso crítico, preparados para melhorar a sociedade. Nesse contexto, esta pesquisa tem como objetivo geral verificar quais as vantagens e desafios da gestão democrática na instituição de ensino infantil CMEI Maria de Lourdes Damasceno Marques, na cidade de Piquet Carneiro, CE. A pesquisa é de natureza aplicada, com objetivos explicativos, de abordagem qualitativa e procedimentos de estudo de caso na referida instituição. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário do Google Forms, com perguntas sobre gestão democrática para os gestores e docentes da instituição. Os resultados foram apresentados e discutidos por meio de gráficos. Os resultados evidenciam que a gestão democrática escolar tem ganhado espaço, apesar de ser um desafio enfrentado pelos gestores e a comunidade escolar. Bem como, alguns segmentos se encontram fora da tomada de decisão, mas estão se encaminhando para haver uma descentralização do poder e manter um diálogo e transparência para que a escola possa alcançar bons resultados, melhorando o rendimento da instituição. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Gestão Democrática | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.subject | Qualidade | pt_BR |
dc.title | A gestão democrática na escola pública: estudo de caso no CMEI Maria de Lourdes Damasceno Marques na cidade de Piquet Carneiro- CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias (Administração Pública - EAD) |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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