Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6522
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Brenda Alanna Honorato-
dc.date.accessioned2025-03-21T12:23:33Z-
dc.date.available2025-03-21T12:23:33Z-
dc.date.issued2022-02-15-
dc.identifier.citationSILVA, B. A. H. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6522-
dc.descriptionSILVA, Brenda Alanna Honorato. Projeto de intervenção didática-pedagógica: trabalhando a cultura afro-brasileira para o desenvolvimento do pensamento em sala de aula. 2022, 47f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade apresentar o projeto de pesquisa elaborado para intervenção pedagógica com os alunos do 2º ano do fundamental menor da escola pública Vicente Patrício de Almeida no Distrito de Macaoca, Madalena-Ce, a fim de contribuir com o aprendizado dos mesmos e tomada de consciência sobre o conteúdo pesquisado: trabalhando a cultura afro-brasileira para o desenvolvimento do pensamento em sala de aula. De início, fiz visitas a escola para observar e conservar com o gestor em virtude de coletar dados sobre a instituição que pudessem favorecer na construção do projeto. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica mostrando as diversas considerações de autores sobre o assunto estudado, ou seja, a importância de se trabalhar a cultura africana em nossas escolas. Foram realizadas entrevistas com docentes a partir de um questionário aberto que sob orientação utilizei para melhor conhecer os mesmos e suas perspectivas diante do contexto cultural e assim poder observar suas práticas e ideias utilizadas para promover o respeito e aprendizado, já que não foi possível a observação direta devido à Pandemia. Por meio da inserção do jogo "Mancala" poderá ser introduzida a realidade da Cultura Afro-brasileira diretamente na sala de aula para que os discentes possam experimentar, vivenciar e respeitar o novo e que ao tocar na realidade do outro também se tornem alunos que pensam além da escola. Em relação ao momento que vivemos de Pandemia o projeto de intervenção não foi aplicado. Contudo, vejo a urgência de nós docentes trazemos para nossas práticas esses assuntos que constroem nossa sociedade, a diversidade cultural, o preconceito, a discriminação, e respeito em vista que os alunos sintam que podemos partilhar ideias e crescer a partir da diversidade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectCultura afro-brasileirapt_BR
dc.subjectDiversidade culturalpt_BR
dc.subjectJogo Mancalapt_BR
dc.titleProjeto de intervenção didática-pedagógica: trabalhando a cultura afro-brasileira para o desenvolvimento do pensamento em sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BRENDA ALANNA HONORATO SILVA .pdf2022_outros_bsilva.pdf4,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.