Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6522
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Brenda Alanna Honorato | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T12:23:33Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T12:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-15 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, B. A. H. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6522 | - |
dc.description | SILVA, Brenda Alanna Honorato. Projeto de intervenção didática-pedagógica: trabalhando a cultura afro-brasileira para o desenvolvimento do pensamento em sala de aula. 2022, 47f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por finalidade apresentar o projeto de pesquisa elaborado para intervenção pedagógica com os alunos do 2º ano do fundamental menor da escola pública Vicente Patrício de Almeida no Distrito de Macaoca, Madalena-Ce, a fim de contribuir com o aprendizado dos mesmos e tomada de consciência sobre o conteúdo pesquisado: trabalhando a cultura afro-brasileira para o desenvolvimento do pensamento em sala de aula. De início, fiz visitas a escola para observar e conservar com o gestor em virtude de coletar dados sobre a instituição que pudessem favorecer na construção do projeto. O estudo caracteriza-se por uma pesquisa bibliográfica mostrando as diversas considerações de autores sobre o assunto estudado, ou seja, a importância de se trabalhar a cultura africana em nossas escolas. Foram realizadas entrevistas com docentes a partir de um questionário aberto que sob orientação utilizei para melhor conhecer os mesmos e suas perspectivas diante do contexto cultural e assim poder observar suas práticas e ideias utilizadas para promover o respeito e aprendizado, já que não foi possível a observação direta devido à Pandemia. Por meio da inserção do jogo "Mancala" poderá ser introduzida a realidade da Cultura Afro-brasileira diretamente na sala de aula para que os discentes possam experimentar, vivenciar e respeitar o novo e que ao tocar na realidade do outro também se tornem alunos que pensam além da escola. Em relação ao momento que vivemos de Pandemia o projeto de intervenção não foi aplicado. Contudo, vejo a urgência de nós docentes trazemos para nossas práticas esses assuntos que constroem nossa sociedade, a diversidade cultural, o preconceito, a discriminação, e respeito em vista que os alunos sintam que podemos partilhar ideias e crescer a partir da diversidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Jogo Mancala | pt_BR |
dc.title | Projeto de intervenção didática-pedagógica: trabalhando a cultura afro-brasileira para o desenvolvimento do pensamento em sala de aula | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BRENDA ALANNA HONORATO SILVA .pdf | 2022_outros_bsilva.pdf | 4,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.