Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6523
Título: | Ensinando sobre a caatinga: em uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada |
Autor(es): | Vieira, Candida Rosiane Araújo |
Palavras-chave: | Ensino Interdisciplinaridade Contextualização Caatinga |
Data do documento: | 21-Fev-2022 |
Citação: | VIEIRA, C. R. A. (2022) |
Resumo: | Este relatório descreve a execução do projeto de intervenção didático pedagógico “Ensinando sobre a Caatinga: Em uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada” e os resultados obtidos nas ações desenvolvidas. Este trabalho é exigência para obtenção do certificado do curso de especialização em metodologias interdisciplinares e interculturais para o ensino fundamental e médio da universidade de lusofonia afro- brasileira – UNILAB. Esse trabalho tem como objetivo geral Mostrar a importância de desenvolver práticas didático-pedagógicas interdisciplinares e contextualizadas no Ensino Fundamental II. Os objetivos específicos são: enumerar as contribuições do uso da interdisciplinaridade e da contextualização no Ensino Fundamental; estabelecer a relação interdisciplinar entre os componentes curriculares Geografia e Ciências; conhecer a importância da aplicação de estratégias didáticas que construa uma aprendizagem significativa relacionados ao Bioma Caatinga. As ações do projeto de intervenção aqui relatadas foram desenvolvidas na Escola de Ensino Básico Dr. Antonio Eufrasino Neto, com as turmas de 7o ano dos turnos manhã e tarde. A escola é da rede pública do município de Novo Oriente-CE, situada na Rua Luiz Bezerra, S/N Alto Alegre. Diante do material exposto neste trabalho o papel da interdisciplinaridade e contextualização nos processos de ensino e de aprendizagem é, além de contribuir para a compreensão de fenômenos e conhecimentos teóricos, é estabelecer relações desses aspectos com o contexto em que vive o estudante considerando os componentes curriculares agregados no processo interdisciplinar, com criticidade, com vistas a compreender esse contexto, superando o senso comum. |
Descrição: | VIEIRA, Candida Rosiane Araújo. Ensinando sobre a caatinga: em uma perspectiva interdisciplinar e contextualizada. 2022, 26f. Monografia - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6523 |
Aparece nas coleções: | Monografias - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
CANDIDA ROSIANE ARAÚJO VIEIRA.pdf | 2022_mono_cvieira.pdf | 644,67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.