Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freitas, Francisca Marcia Gabrielle Alves | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-21T13:41:56Z | - |
dc.date.available | 2025-03-21T13:41:56Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-11 | - |
dc.identifier.citation | FREITAS, F. M. G. A. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6529 | - |
dc.description | FREITAS, Francisca Marcia Gabrielle Alves. Discutindo as relações étnico-raciais a partir de uma perspectiva interdisciplinar e intercultural no ensino médio. 2022, 44f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho versa a respeito de uma intervenção pedagógica realizada com estudantes de 1a série de uma escola de ensino médio em tempo integral na cidade de Canindé-CE. Ele inicia explicitando a importância de se pensar práticas interdisciplinares e interculturais, bem como a reflexão sobre descolonização de currículos. Tem como principal objetivo levar para os jovens estudantes, a partir de uma perspectiva intercultural e articulando as disciplinas de Educação Física, Geografia e Sociologia o debate sobre as relações étnico-raciais no Brasil, fazendo com que haja uma reflexão. A intervenção foi realizada através de um minicurso durante o segundo semestre do ano letivo de 2021. Como resultados obtidos: a profunda reflexão que os jovens estudantes realizaram, partindo da sua realidade, acerca das relações étnico-raciais no Brasil; a necessidade urgente de se debater e problematizar tal temática nos espaços escolares, para além das disciplinas de Ciências Humanas e Língua Portuguesa; e a percepção de que trabalhar a partir de uma perspectiva intercultural pressupõe conflitos e disputas. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio | pt_BR |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Relações étnico-raciais | pt_BR |
dc.title | Discutindo as relações étnico-raciais a partir de uma perspectiva interdisciplinar e intercultural no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA MARCIA GABRIELLE ALVES FREITAS.pdf | 2022_outros_ffreitas.pdf | 2,12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.