Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6530
Título: | Projeto de intervenção - ética, queimadas e educação: uma proposta interdisciplinar na escola de ensino médio Almir Pinto de Aracoiaba-CE |
Autor(es): | Vituriano, Francisca Maria da Conceição |
Palavras-chave: | Ética Queimadas Educação Interdisciplinaridade |
Data do documento: | 17-Fev-2022 |
Citação: | VITURIANO, F. M. C. (2022) |
Resumo: | As queimadas representam um risco muito grande em tempos de estiagem, principalmente quando o homem não detém práticas que visem diminuir seus impactos e ou não tem princípios éticos que o conscientize. Partindo dessa premissa, a proposta de intervenção apresentada nesse relatório tem como principal objetivo orientar os estudantes na identificação do índice de queimadas, suas causas e consequências bem como compreender a importância do cuidado e da responsabilidade com o meio ambiente no Maciço de Baturité para uma efetiva intervenção a partir da educação ambiental, tendo como principal agente os indivíduos que compõem o 2o ano A da Escola de Ensino Médio Almir Pinto, de Aracoiaba-Ce. Para tanto, será utilizada uma metodologia mista; em parte por uma pesquisa bibliográfica, aulas teóricas e por outra através de uma aula de campo. Sobre a natureza da metodologia buscou-se uma abordagem qualitativa, uma vez que buscamos discutir um tema que corresponde à realidade dos envolvidos na proposta. Esperamos, com a proposta, que os alunos da escola em questão possam desenvolver uma consciência crítica a respeito das queimadas no Maciço de Baturité e tenham a Ética, associada ao Meio Ambiente, como princípios norteadores na convivência com o meio em que vivem. Esperamos ainda que a aplicação da proposta possa abrir caminhos para que novas atividades possam ser desenvolvidas no intuito, não só de preservar fauna e flora do Maciço, mas de educar à população, estudantil ou não, sobre a temática. |
Descrição: | VITURIANO, Francisca Maria da Conceição. Projeto de intervenção - ética, queimadas e educação: uma proposta interdisciplinar na escola de ensino médio Almir Pinto de Aracoiaba-CE. 2022, 44f. Outros - Curso de Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais para o Ensino Fundamental e Médio, instituto de humanidades Instituto de Educação à Distância Universidade Aberta do Brasil, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceará, 2022. |
URI: | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/6530 |
Aparece nas coleções: | Relatórios - Especialização em Metodologias Interdisciplinares e Interculturais Para o Ensino Fundamental e Médio |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA MARIA DA CONCEIÇÃO VITURIANO.pdf | 2022_outros_fvituriano.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.